Conta de luz deve subir 4,67% em 2025, projeta TR Soluções

Cerca de 90% do reajuste estimado deverá ocorrer por causa de um aumento da TUSD e do Fio B
Conta de luz deve subir 4,67% em 2025, projeta TR Soluções
Foto: Freepik

As tarifas de energia elétrica para consumidores de baixa tensão (Grupo B) – que inclui residências, pequenos comércios e propriedades rurais – devem subir, em média, 4,67% em 2025, segundo projeção divulgada pela TR Soluções, empresa especializada em estudos e análises tarifárias.

O cálculo realizado considera fatores como o aumento de encargos setoriais, os custos de transmissão, a atualização de contratos de fornecimento e um aumento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). 

De acordo com o levantamento, cerca de 90% do reajuste estimado deverá ocorrer por causa de aumentos da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) e da tarifa Fio B.

A projeção da TR Soluções indica que os reajustes na conta de luz dos consumidores de baixa tensão irão variar de acordo com o perfil de contratação e os custos operacionais de cada distribuidora.

Leia também:

A estimativa é que a maioria das concessionárias apresente variações entre uma redução de 3% e um aumento de até 13%. A faixa extrema pode ir de uma queda de 10% a um acréscimo de 29%.

Apesar de representar um novo impacto no bolso dos consumidores, o reajuste projetado para 2025 é inferior ao registrado em anos anteriores, como em 2022, quando a crise hídrica levou ao acionamento de termelétricas e ao uso intensivo de bandeiras tarifárias mais caras.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.