No ano passado, cerca de 80% brasileiros sentiram o impacto financeiro no valor final da conta de luz em 2024, segundo estudo divulgado pela uma plataforma de energia solar por assinatura Bulbe.
A pesquisa, realizada com 500 entrevistados de todas as regiões do país, teve como objetivo entender a relação dos consumidores com os serviços essenciais em 2024, bem como as perspectivas da população para este ano.
Os resultados apontam que, apesar do ano passado financeiramente apertado, a previsão para 2025 ainda não é de alívio: cerca de 50% dos entrevistados acreditam que o novo ano representará um aumento significativo nos custos desses serviços, em especial as faturas de energia.
Para os entrevistados, a conta de luz foi o segundo maior vilão das finanças domésticas no ano passado, atrás somente da alimentação. Outros dois gastos também tiveram um grande efeito no orçamento dos brasileiros foram o aluguel e os planos de saúde.
Diante dessa realidade, cerca de 60% dos consumidores já estão de olho em novas alternativas para reduzir os custos nas faturas de luz, como a implementação de sistemas de energia solar sendo uma das principais delas.
Energia solar
Questionados pela pesquisa sobre a utilização de sistemas de energia solar em 2025, cerca de 87% dos brasileiros entrevistados disseram que estariam, por exemplo, dispostos a aderir a um plano de assinatura de energia solar.
Entre os fatores que explicam isso estão: a garantia de redução imediata nos custos diante dos altos preços pagos em energia elétrica e a ausência de taxas iniciais para adesão.
“O ano de 2024 trouxe desafios significativos para os brasileiros, com aumentos expressivos no custo de serviços essenciais, como a energia elétrica. A volta da bandeira vermelha trouxe uma sensação de vulnerabilidade e imprevisibilidade para o orçamento, algo que não se via há três anos. Isso fez os consumidores repensarem o consumo doméstico e priorizar estratégias que garantam maior controle financeiro”, explica André Mendonça, Diretor de Operações da Bulbe.
Segundo o profissional, dentre algumas opções, a energia solar é uma das alternativas economicamente viável e ambientalmente responsável. “Como fonte de energia que mais cresceu no Brasil em 2024, de acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ela não apenas atende às expectativas dos consumidores cada vez mais conscientes, mas é uma solução para as necessidades financeiras a curto prazo, pois a adesão é gratuita e o desconto também”, comentou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.