Cresce a demanda de carga em todos os subsistemas, aponta ONS

O aumento é um comparativo entre abril deste ano e o de 2023 e prevê alta de 7,9%
2 minuto(s) de leitura
Níveis de energia armazenada estão favoráveis, conforme o ONS. Foto: Creative Commons/Reprodução

Os dias 30 março a 05 de abril têm previsão de aceleração da demanda de carga, de acordo com o PMO (Programa Mensal de Operação) elaborado pelo ONS

Esse aumento será sentido tanto pelo SIN (Sistema Interligado Nacional) quanto nos subsistemas. O crescimento no SIN será de 7,9%. Na análise por região, o aumento é percebido em todos os subsistemas:

  • Nordeste: 8,9%;
  • Sudeste/Centro-Oeste e Sul: 7,8%;
  • Norte: 6,8%.

De acordo com o Operador, esse aumento é um comparativo entre abril de 2024 em relação ao mesmo mês do ano passado.

Projeções de EAR e ENA

Já as projeções de EAR (Energia Armazenada) para o dia 30 de abril são superiores a 60% em todas as regiões. O subsistema Norte com 95,8% será o maior produtor em Energia Armazenada no último dia do próximo mês. Em seguida vêm os subsistemas: Nordeste (71,3%), Sudeste/Centro-Oeste (67,5%) e Sul com 66,5%.

A ENA (Energia Natural Afluente) segue abaixo da média histórica, por falta de chuva, então o ONS está priorizando outras fontes de energia e poupando a hídrica para manter os níveis dos reservatórios. Essa reserva é responsável por garantir o atendimento às demandas de carga e potência ao longo do ano.

“Encerramos o mês de março com níveis favoráveis de EAR nos principais reservatórios do SIN e estamos projetando um cenário similar para o final de abril. A EAR do SIN em março é a 11ª maior do histórico para o período”, disse Christiano Vieira da Silva, diretor de Operação do ONS.

“No entanto, a ENA foi a 5ª menor. As condições para o atendimento eletroenergético em 2024 são positivas, contudo as baixas afluências do atual período úmido demandam a atenção do ONS no sentido de posicionar os reservatórios em condições favoráveis para o próximo ano”, concluiu.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal