Energia solar já beneficiou mais de 150 mil consumidores na Amazônia Legal

Famílias foram contempladas com acesso à energia elétrica a partir de kits fotovoltaicos no Programa Luz Para Todos
2 minuto(s) de leitura
Energia solar já beneficiou mais de 150 mil consumidores na Amazônia Legal
Família passa a ter acesso a energia elétrica por meio da fonte solar. Foto: Ricardo Botelho/MME

Mais de 150 mil moradores de regiões remotas da Amazônia Legal receberam energia elétrica nos últimos cinco anos só por meio da energia solar. 

Dentro do Programa Luz Para Todos, do MME (Ministério de Minas e Energia), essas famílias foram contempladas com acesso à eletricidade a partir de kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias de lítio. 

A opção pela tecnologia, segundo o Ministério, ocorre por conta do difícil acesso dessas localidades às redes de distribuição. 

Até 2026, a meta é ampliar o número de beneficiados, cerca de 900 mil pessoas, com a instalação dos equipamentos em 228.287 unidades consumidoras.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a energia solar é uma grande aliada no atendimento de comunidades remotas, onde não é possível fazer extensões de rede. 

“Se temos sol em abundância em boa parte do Brasil, podemos transformá-la em acesso à energia, inclusão, emprego, renda e dignidade”, disse ele. 

Criado em 2003, o Luz para Todos tem como objetivo levar acesso a energia elétrica para comunidades isoladas do Brasil que nunca tiveram eletricidade a sua disposição, em especial na Amazônia Legal.

Para este ano, o MME definiu o orçamento do programa em R$ 2,5 bilhões, sendo o mesmo objeto da Consulta Pública nº 154/2023, promovida pelo Ministério com o setor elétrico e a sociedade brasileira, tendo recebido 23 contribuições. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal