GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Tecnologia & Inovação

Usina solar flutuante offshore de 7,5 MW é inaugurada na China

Operação em mar aberto amplia utilização da energia solar no país asiático

Usina solar flutuante offshore de 7,5 MW é inaugurada na China

Usina solar flutuante offshore instalada no município de Qingdao. Foto: PRNewsfoto/SINOPEC)/Reprodução

A China acaba de colocar em operação uma usina de energia solar flutuante de 7,5 MW em mar aberto (offshore). O projeto foi desenvolvido pela China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec), em parceria com o governo da província de Shandong e o município de Qingdao.

A estrutura ocupa uma área de aproximadamente 60.000 m2 em uma zona costeira diretamente conectada ao mar. A expectativa é que a planta gere 16,7 milhões de kWh de eletricidade limpa por ano, o suficiente para evitar a emissão de cerca de 14 mil toneladas de carbono anualmente.

Diferente das tradicionais usinas solares flutuantes em águas calmas, com lagos ou reservatórios, o projeto opera em ambiente marinho, sujeito a acomodar variações de marés de até 3,5 metros, salinidade e ventos intensos.

Para vencer esses desafios, a empresa desenvolveu três soluções tecnológicas principais:

  • Flutuadores resistentes à corrosão e à incrustação marinho;
  • Sistema de ancoragem subaquático capaz de suportar ventos de até 13 níveis na escala de Beaufort;
  • Design otimizado para manutenção, com inspeção simplificada dos painéis e cabos próximos à superfície da água.

Expansão da energia solar flutuante avança no reservatório Billings

A estrutura inovadora também incorpora um sistema que permite aos painéis se ajustarem às elevações das marés, mantendo uma distância de apenas um décimo em relação à água, em comparação às estruturas convencionais em estacas.

Esse resfriamento natural melhora a eficiência de geração entre 5% e 8%, reduzindo os custos operacionais e de manutenção. Os próximos passos incluem a ampliação da capacidade instalada para 23 MW.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Caique Amorim
Sobre o autor
Caique Amorim

Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.