O primeiro semestre de 2025 no Brasil foi marcado pelo aumento no número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp — faixa mais comum em residências e pequenos imóveis. É o que aponta um levantamento da Solfácil, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Entre janeiro e junho, foram conectados 419 mil novos sistemas de GD solar à rede elétrica. Deste total, 86% estão abaixo de 10 kWp de potência. A maior parte das instalações do ano envolveram sistemas entre 3 e 6 kWp – que registraram a maior participação desde o início da série histórica monitorada pela Solfácil.
Confira o comparativo a seguir:
Distribuição das usinas conectadas por tamanho no Brasil
A expansão das instalações menores fez com que a potência total registrada no período caísse 9% em relação ao mesmo semestre de 2024. Isso não representa retração, mas sim uma mudança no perfil do consumidor, com maior foco no autoconsumo residencial, segundo a análise do estudo.
Atualmente, 82% dos sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de GD no Brasil estão em residências. Os setores comercial e rural respondem cada um por 8% das conexões, enquanto a indústria representa 1%.
Para Fabio Carara, CEO e fundador da Solfácil, os números apenas demonstram que o investimento em energia solar segue atrativo. “O custo dos sistemas solares segue em queda, o retorno sobre o investimento é rápido — normalmente em menos de três anos — e a conta de luz não para de subir”, afirma.
Ao todo, o Brasil já ultrapassou a marca de 3,66 milhões de sistemas de geração solar distribuída em funcionamento até junho, com destaque para o Centro-Oeste – que retém 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%).
Distribuição das usinas conectadas por classe de consumo no Brasil
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.