Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp

Geração distribuída segue avançando no país com sistemas menores voltados ao consumo residencial.
Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp
Foto: Freepik

O primeiro semestre de 2025 no Brasil foi marcado pelo aumento no número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp — faixa mais comum em residências e pequenos imóveis. É o que aponta um levantamento da Solfácil, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Entre janeiro e junho, foram conectados 419 mil novos sistemas de GD solar à rede elétrica. Deste total, 86% estão abaixo de 10 kWp de potência. A maior parte das instalações do ano envolveram sistemas entre 3 e 6 kWp – que registraram a maior participação desde o início da série histórica monitorada pela Solfácil.

Confira o comparativo a seguir:

Distribuição das usinas conectadas por tamanho no Brasil

Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp
Fonte: Solfácil

A expansão das instalações menores fez com que a potência total registrada no período caísse 9% em relação ao mesmo semestre de 2024. Isso não representa retração, mas sim uma mudança no perfil do consumidor, com maior foco no autoconsumo residencial, segundo a análise do estudo.

Atualmente, 82% dos sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de GD no Brasil estão em residências. Os setores comercial e rural respondem cada um por 8% das conexões, enquanto a indústria representa 1%.

Para Fabio Carara, CEO e fundador da Solfácil, os números apenas demonstram que o investimento em energia solar segue atrativo. “O custo dos sistemas solares segue em queda, o retorno sobre o investimento é rápido — normalmente em menos de três anos — e a conta de luz não para de subir”, afirma.

Ao todo, o Brasil já ultrapassou a marca de 3,66 milhões de sistemas de geração solar distribuída em funcionamento até junho, com destaque para o Centro-Oeste – que retém 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%).

Distribuição das usinas conectadas por classe de consumo no Brasil

Cresce número de instalações de microgeração solar com até 10 kWp
Fonte: Solfácil

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.