Curitiba (PR) lança edital para projetos de combate às mudanças climáticas

Recursos serão distribuídos em cinco áreas estratégicas, incluindo segurança hídrica, eficiência energética e biodiversidade
Curitiba lança edital para projetos de combate às mudanças climáticas
Foto: Freepik

Até o dia 20 de março deste ano, organizações da sociedade civil interessadas em desenvolver projetos de transição energética poderão se inscrever no edital de chamamento público da Prefeitura de Curitiba (PR). 

A iniciativa,  inédita na capital paranaense, tem como objetivo impulsionar parcerias entre o poder público e o setor privado para enfrentar desafios ambientais e promover soluções sustentáveis.

Serão destinados R$ 1 milhão ao financiamento de propostas alinhadas ao PlanClima, o plano de mitigação e adaptação às mudanças climáticas do município.

Os recursos serão divididos em cinco lotes de R$ 200 mil, sendo cada um direcionado a uma das cinco áreas estratégicas do plano: biodiversidade, segurança hídrica, eficiência energética, resíduos sólidos e educação ambiental.

Assim como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), o PlanClima de Curitiba (PR) busca ações estruturadas para mitigar danos ambientais e adaptar a cidade às mudanças climáticas. 

A iniciativa prevê impactos de curto, médio e longo prazo, com metas a partir de 2025, 2030 e 2050. Entre as ações de resultado imediato, aparecem as voltadas à eficiência energética e a criação do comitê de governança e gestão do projeto.

O edital e outros documentos referentes ao Chamamento Público N.º 003/2024 podem ser consultados aqui.

Áreas contempladas no edital:

Biodiversidade: engloba propostas que promovam e incentivem a recuperação, manutenção, conservação, preservação e ampliação das áreas verdes da cidade, visando o aumento do estoque de carbono, a adaptação baseada em ecossistemas e a proteção da fauna urbana e ou silvestre.

Segurança hídrica: incentiva as tecnologias de permeabilidade e melhora das condições de drenagem, sombreamento e refrescamento natural ou que promovam a preservação de ecossistemas e da água.

Eficiência energética: propostas que promovam e incentivem o uso de energia de fontes renováveis, como energia solar e eólica.

Resíduos sólidos: volta-se ao desenvolvimento de iniciativas relacionadas à economia circular.

Educação ambiental: projetos relacionados a ações ambientais e de mudança de comportamento em prol da mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.