Desafios técnicos e regulatórios no setor solar e de armazenamento

The smarter E South America terá 4 conferências; H2V e eletromobilidade também serão abordados
6 minuto(s) de leitura
Desafios técnicos e regulatórios
Conferência realizada em 2023. Imagem: ©Solar Promotion GmbH/Reprodução

O The smarter E South America – que será realizado no Expo Center Norte de São Paulo entre 27 e 29 de agosto, contará com quatro conferências: Intersolar, ees, Eletrotec+EM-Power e Power2Drive

Os eventos abordarão o desenvolvimento do mercado, os desafios e as oportunidades técnicas e regulatórias no campo da energia solar, infraestrutura de rede, armazenamento de energia, H2V (hidrogênio verde) e mobilidade elétrica.

No caso da Intersolar South America, os fatores que contribuem para o sucesso da energia solar fotovoltaica no Brasil serão abordados, incluindo novas estratégias para um setor de energia em transformação, geração distribuída e centralizada e soluções para o agronegócio.

Além disso, trará oportunidades para os players na economia de hidrogênio renovável, tendências fotovoltaicas que atingem o mercado (flutuante e solar + armazenamento), cadeia de suprimentos, desafios de O&M (operação e manutenção), monitoramento de plantas e aplicações de inteligência artificial

Segundo a ©Solar Promotion GmbH, organizadora do evento, esses tópicos serão abordados em várias apresentações e serão o foco dos painéis de discussão entre os principais especialistas do setor durante os três dias do evento, que foi criado para atrair um público cada vez mais exigente e criterioso.

ees Conference

O setor elétrico brasileiro está mudando à medida que o país expande sua geração de energia eólica e solar. Ao mesmo tempo, espera-se que o consumo de eletricidade aumente significativamente nos próximos anos. 

Como a hidroeletricidade tem sido cada vez mais afetada pelas secas, novos projetos estão sendo implementados para complementá-la. Ademais, regiões isoladas no norte do país ainda dependem totalmente de diesel ou gás para gerar eletricidade.

Uma solução para os muitos desafios da geração de energia intermitente é a utilização de baterias. Conforme a ©Solar Promotion GmbH, se o Brasil quiser aproveitar a tecnologia avançada de baterias, suas estruturas legais, técnicas, educacionais e econômicas precisam ser analisadas e, em alguns casos, melhoradas. Essas etapas podem permitir diretamente o uso do armazenamento de baterias e da eletromobilidade.

A ees Conference fornecerá informações estratégicas sobre oportunidades relacionadas à capacidade de reserva, sistemas off-grid e projetos comerciais e industriais em andamento, além de compartilhar as últimas notícias sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. 

“Trata-se de uma oportunidade única para ampliar o conhecimento e o networking no campo do armazenamento de energia e do hidrogênio verde. Quanto a este último, será analisada a competitividade do Brasil na emergente economia global do H2V, bem como as oportunidades no mercado nacional”, enfatizaram.

Power2Drive Conference

O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento para a mobilidade elétrica está ganhando impulso no Brasil. O governo iniciou vários programas para promover a adoção de VEs (veículos elétricos), incluindo subsídios para a compra de tais automóveis e incentivos fiscais para investimentos em fontes de energia renovável para alimentar as estações de recarga. 

Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão vendo a implantação de estações de recarga, impulsionadas principalmente por empresas privadas e parcerias. No entanto, desafios como altos custos, obstáculos regulatórios e pouca conscientização do público ainda impedem a rápida expansão da infraestrutura.

Para realizar plenamente o potencial da mobilidade elétrica no Brasil, a ©Solar Promotion GmbH apontou que é essencial um esforço conjunto envolvendo o governo, o setor e os consumidores. Políticas que incentivem investimentos públicos e privados, padronizem a infraestrutura de recarga e promovam a educação do consumidor sobre os benefícios dos VEs são cruciais. 

“Além disso, o aproveitamento dos vastos recursos de energia renovável do Brasil pode fornecer uma fonte de energia sustentável e confiável para as redes de recarga de VEs. À medida que o Brasil continua a construir sua infraestrutura de recarga, aprender com as experiências dos líderes globais e adaptar as soluções às condições locais será fundamental para promover um ecossistema de mobilidade elétrica robusto e resiliente”, frisaram.

A Power2Drive Conference oferece uma atmosfera de conhecimento e tecnologia avançada como ingrediente essencial para discutir e promover os avanços na mobilidade elétrica e na infraestrutura de recarga, já que especialistas globais se reúnem para analisar as últimas tendências e inovações em mobilidade elétrica e aproveitar as vantagens de uma valiosa rede de contatos.

Eletrotec+EM-Power Conference

O Brasil já possui uma matriz energética privilegiada, com cerca de 50% de energia hidrelétrica (>100 GW), além de fontes solar, eólica e de biomassa. A energia fotovoltaica, em particular, vem batendo recordes. 

No entanto, ©Solar Promotion GmbH afirmou que a estabilidade do sistema de energia nacional exige fontes renováveis não despacháveis e soluções inovadoras para lidar com a volatilidade da geração. Essa é a visão macro da questão. Mas novos requisitos técnicos também estão surgindo no microambiente da geração distribuída.

A Eletrotec+EM Power Conference foi projetada para esse cenário. Mantendo a tradição de seu antecessor, o ENIE, o congresso aborda uma atualização das normas técnicas da ABNT, estudos de caso sobre instalações elétricas e uma visão geral das soluções de infraestrutura de energia. O programa começa antecipando as tendências das normas técnicas que estão sendo elaboradas ou revisadas, como a que trata da energia incidente em arcos elétricos.

Em seguida, haverá um dia inteiro dedicado exclusivamente ao tópico de proteção contra raios: sistemas isolados e não isolados serão comparados quanto aos seus recursos de proteção e monitoramento remoto da prevenção de proteção contra surtos em áreas abertas, bem como acidentes com líderes não conectados.

Outros tópicos de instalação destacarão, por exemplo, módulos BIPV, acidentes fatais causados por choque elétrico em residências e a importância dos registros de instalação exigidos pelas normas. O tema que encerrará a conferência será a prática de manutenção de um grande sistema de armazenamento de energia.

Ingressos para as conferências

Os ingressos para as conferências no The Smart E South America 2024 estão disponíveis no site. Todos os ingressos incluem entrada para qualquer sessão da Intersolar, ees, Power2Drive e Eletrotec+EM-Power, bem como entrada para a exposição durante o período coberto.

Organizadores

O The smarter E South America é organizado pela Solar Promotion International GmbH, de Pforzheim, pela Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, de São Paulo, como co-organizadora. 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal