[gtranslate]

Deserto chinês recebe 3,46 milhões de painéis fotovoltaicos

Projeto se estenderá por cerca de quatrocentos quilômetros e largura média de cinco quilômetros
Deserto chinês recebe 3,46 milhões de painéis fotovoltaicos
Deserto chinês de Kibuqi. Foto: Xinhua/Bei He

A China instalou no vilarejo de Chaideng, na cidade de Ordos, um mar de painéis fotovoltaicos bifaciais. Ao todo, são 3,46 milhões módulos fotovoltaicos, que se estendem por 30 milhões de metros quadrados ao longo do deserto chinês de Kibuqi.

Este grande projeto, embora não seja capaz de rivalizar com a Grande Muralha real em comprimento, está planejado para se prolongar por cerca de 400 quilômetros com uma largura média de cinco quilômetros”, revelou Liu Tianyun, vice-diretor do Departamento de Florestas e Pastagens de Ordos.

Segundo Liu, o projeto estabelecerá um novo recorde em termo da área para fazendas fotovoltaicas na China e terá 100 GW de capacidade instalada após sua conclusão.

A cidade possui, até o momento, 5,42 GW de energia solar em mais de 13 mil hectares em terreno arenoso. A incidência solar na região é de aproximadamente 3,1 mil horas de sol ao ano.

A distância entre solo e painéis fotovoltaicos foi ajustada em cerca de 2,5 metros, assim, o amplo espaço permite que pessoas e máquinas se movam com facilidade proporcionando o trabalho agrícola.

O deserto de Kubuqi possui várias minas de carvão, a água de drenagem tratada das minas é canalizada para a base de energia solar e é utilizada para limpar os painéis solares e regar plantas.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, os painéis solares podem reduzir a evaporação das águas subterrâneas em 20% a 30% e, enquanto isso, fornecem sombra e reduzem a velocidade do vento, permitindo que plantas cresçam e que animais utilizem o espaço.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal