[gtranslate]

Dow foca expansão no mercado de fazendas solares flutuantes do Brasil

Resina de polietileno desenvolvida pela empresa possibilita fabricação de suportes flutuantes para módulos
4 minuto(s) de leitura
Dow foca expansão no mercado de fazendas fotovoltaicas flutuantes do Brasil
Mercado de sistemas flutuantes está em expansão. Imagem: Dow/Divulgação

Um estudo divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que os investimentos em eficiência energética são cruciais para frear não só o uso de fontes poluentes como também para estimular a competitividade das empresas no mercado.

Para se ter uma ideia, atualmente, mais de 42 mil indústrias no Brasil já contam com um sistema de energia solar instalado no segmento de micro e minigeração distribuída, conforme dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Além disso, recentemente, a fonte  ultrapassou os 44 GW de potência instalada, com mais de R$ 208,2 bilhões em investimentos e cerca de 1,3 milhão de empregos verdes criados desde o início de sua expansão, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Diante desse cenário, a Dow, líder em ciência dos materiais, tem investido cada vez mais no mercado brasileiro, principalmente em sistemas fotovoltaicos flutuantes, oferecendo diversas soluções para a fabricação de componentes para painéis solares.

Com mais de 125 anos de experiência, a companhia afirmou que, em parceria com aliados estratégicos, visa expandir a instalação de fazendas solares flutuantes, aproveitando a vasta incidência solar no território brasileiro.

Produzida na planta de Bahia Blanca, na Argentina, a resina de polietileno de alta densidade HDPE LP 8000 HD possibilita a fabricação de suportes flutuantes para painéis solares, oferecendo alta resistência e durabilidade.

De acordo com Lucas Sasahara, gerente de Marketing da Dow para o segmento de Embalagens Rígidas na América Latina, o portfólio da empresa de resinas HDPE™ tem excelência em propriedades mecânicas e processabilidade.

Além disso, destacou que tais produtos apresentam uma excepcional resistência a fissuras por estresse ambiental (ESCR) e permite ajudar os clientes a atenderem suas necessidades em uma vasta gama de aplicações, como Home & Personal Care, Agrícola e Alimentício. 

“Oferecer soluções sustentáveis e de alta performance é uma prioridade estratégica no mercado de embalagens rígidas da Dow. Colaboramos com as principais empresas da cadeia de valor da região para melhorar a durabilidade, longevidade e desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Reconhecemos o papel crucial da ciência dos materiais na inovação e na resolução de desafios na fabricação desses módulos”, enfatizou.

“Com nossas soluções, buscamos fomentar a produção local de painéis solares, incentivando os fabricantes a explorar projetos de maior complexidade, a fim de atender à crescente demanda por energia renovável do país”, finalizou Sasahara.

Demais soluções da Dow

A Dow também oferece uma gama de produtos para fabricação de módulos fotovoltaicos como adesivos, encapsulantes e revestimentos, que garantem desempenho a longo prazo, confiabilidade e facilidade de aplicação. 

Os encapsulantes de poliolefina e silicone proporcionam proteção duradoura e vida útil prolongada às células solares. Ademais, os elastômeros poliolefínicos da família ENGAGE™ PV melhoram o desempenho ao longo do tempo, resultando em módulos altamente eficientes, com perdas de energia reduzidas e mínima degradação sob condições adversas.

Metas de sustentabilidade 

Com relação às metas de sustentabilidade, a fabricante pretende reduzir suas emissões de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030, o que representa uma redução de 15% em relação aos níveis de 2020. 

Também esperam se tornar neutra em carbono até 2050, adotando uma abordagem abrangente e em fases, focando no aumento do uso de energia limpa e renovável, bem como no desenvolvimento de produtos e soluções de baixo impacto em carbono. 

Sobre a Dow

A Dow possui uma gama de soluções para tecnologias de energia solar e está empenhada em enfrentar as mudanças climáticas, trabalhando para um futuro com baixa emissão de carbono, incluindo a conservação e restauração de espaços naturais e a gestão sustentável dos recursos hídricos, tanto em suas operações, como na cadeia de valor.

O portfólio de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da empresa oferece uma variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A companhia opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$ 57 bilhões em vendas. 

Saiba mais em Energia Solar | Dow Inc. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal