A Eletrobras anunciou nesta quarta-feira (22) a adoção de um novo nome e identidade corporativa. A partir de agora, a companhia passa a se chamar AXIA Energia, marca que, segundo comunicado oficial, simboliza “valor” — significado do termo de origem grega — e remete à ideia de eixo, elemento que conecta, sustenta e gera movimento.
O rebranding marca a consolidação do processo de transformação iniciado em 2022, quando a empresa passou a ter controle acionário pulverizado, deixando de ser uma estatal.
A nova marca, segue o comunicado divulgado ao mercado, busca refletir uma companhia mais inovadora, ágil e financeiramente disciplinada, preparada para os desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado.
A partir de 10 de novembro de 2025, as ações da empresa passam a ser negociadas com os novos códigos AXIA3, AXIA5 e AXIA6 na B3, e AXIA e AXIA PR na Bolsa de Nova York (NYSE), substituindo as antigas siglas ELET3, ELET5, ELET6 e EBR.
O nome de pregão também muda para AXIA Energia. O site de Relações com Investidores passará a ser ri.axia.com.br a partir de 24 de outubro.
A mudança de marca, destaca ainda a companhia, não altera compromissos contratuais, empresariais ou regulatórios.
Em nota assinada pelo vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores, Eduardo Haiama, a empresa afirma que a iniciativa “reflete a convicção de que o futuro da energia será construído por empresas sólidas, confiáveis e capazes de catalisar negócios sustentáveis”.
A nova identidade será incorporada gradualmente em todos os canais e documentos corporativos, incluindo a razão social da empresa.
Razões para o rebranding
A mudança de nome da Eletrobras para AXIA Energia segue uma tendência comum entre empresas que deixam o controle estatal, apontam fontes do mercado.
Em geral, o rebranding é uma estratégia simbólica e de mercado para marcar uma nova fase institucional, desvinculada da imagem de empresa pública e mais alinhada à lógica de governança de companhias privadas.
Ao adotar uma nova marca, a empresa busca reforçar sua autonomia e competitividade, transmitindo ao mercado uma identidade baseada em criação de valor, eficiência e foco nos acionistas.
Outro fator relevante é o reposicionamento de imagem. Ao se afastar de um nome fortemente associado ao Estado e a contextos políticos, a companhia ganha neutralidade e apelo global, favorecendo a atração de investidores internacionais.
Esse movimento também ajuda a consolidar a ideia de que a empresa pertence a um mercado aberto e competitivo, e não mais a um sistema público de controle.
Em casos como o da Eletrobras, o novo nome parte de um projeto de transformação cultural e tecnológica. A empresa busca se apresentar como uma plataforma integrada de energia, com foco em inovação, sustentabilidade e diversificação de portfólio, coerente com os rumos da transição energética mundial.
Assim como ocorreu com a Vale (ex-Vale do Rio Doce) e as empresas originadas da Telebrás, a Eletrobras — agora AXIA Energia — dá um passo simbólico e estratégico para reafirmar sua identidade como corporação privada global, mantendo o legado de suas origens, mas com os olhos voltados para o futuro do setor elétrico.
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