A Eletrobras concluiu nesta semana a venda da Usina Termelétrica de Santa Cruz (500 MW) para a Âmbar, alcançando a meta de operar com 100% da geração de energia proveniente de fontes limpas e renováveis. Atualmente, a Eletrobras conta com 81 usinas em operação, sendo 47 hidrelétricas, 33 eólicas e uma solar.
“Os desinvestimentos em usinas térmicas são consequência da estratégia de negócios da Eletrobras e permitem que a companhia gere energia totalmente limpa e renovável, reforçando o seu papel de protagonista na transição energética”, disse Camila Gualda, vice-presidente executiva de Governança, Riscos, Compliance e Sustentabilidade da empresa.
O negócio com a Âmbar, anunciado em junho de 2024, envolveu a aquisição de 12 usinas a gás natural e de um projeto para implantação de uma termelétrica a gás em Manaus (AM). No total, as 13 unidades, incluindo a UTE Santa Cruz, somam 2,1 gigawatts (GW) de capacidade instalada.
Ainda em 2024, a Eletrobras concluiu a venda do Complexo Termelétrico de Candiota, último ativo a carvão do portfólio. A operação foi um passo importante na agenda de descarbonização, eliminando cerca de um terço das emissões totais da companhia.
Nos últimos anos, a empresa tem intensificado seus movimentos rumo à descarbonização, firmando parcerias e ampliando iniciativas sustentáveis. Somente em 2025, o Canal Solar mostrou dois exemplos recentes desse avanço: o acordo firmado entre Eletrobras e Antaq para reduzir as emissões nos portos brasileiros e o contrato com o Banco do Brasil para a venda de créditos de carbono.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.