Empresas globais de tecnologia e energia, como Huawei Digital Power, BYD, CATL, Envision, Sungrow, HyperStrong e Hithium Energy Storage, estão de olho no leilão de baterias marcado para ser realizado em dezembro pelo MME (Ministério de Minas e Energia).
A licitação possibilitará a contratação de sistemas de armazenamento de energia em larga escala dentro do modelo de LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade).
Em uma visita oficial à Ásia, Alexandre Silveira, ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), se reuniu, na última sexta-feira (24), com representantes de fabricantes de baterias para discutir oportunidades de investimento e parcerias tecnológicas.
Silveira disse que o leilão de baterias será um passo importante para garantir um sistema elétrico mais eficiente e estável. O uso de baterias de grande escala ajudará a integrar melhor fontes de energia renovável, como a solar e a eólica, ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
“Estamos preparando o primeiro leilão de baterias do Brasil, que será fundamental para assegurar a estabilidade e a eficiência do nosso sistema elétrico. Esse é um passo histórico rumo a uma matriz ainda mais limpa, segura e inovadora”, afirmou o ministro.
“Atração de investimentos para o leilão de baterias é essencial para o futuro do setor. Estamos abrindo espaço para novas tecnologias que vão trazer inovação, gerar empregos e garantir mais segurança energética”, explicou Silveira.
Aprofunde seu conhecimento:
Leilão de baterias deve alcançar 2 GW de demanda, antecipa Silveira
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.