A Copel realiza a reconstrução das entradas de serviço de energia dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu, município do Paraná atingido por um tornado de classificação “F4” no dia 7 de novembro. Os serviços que, em situação normal, são bancados pelos próprios consumidores estão sendo executados sem custo.
As equipes de campo mapearam as unidades da cidade que foram liberadas pela Defesa Civil Estadual. As ações são financiadas, em parte, por recursos do PEE (Programa de Eficiência Energética), coordenado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Até a semana passada, mais de 75% da infraestrutura de distribuição local já havia sido recomposta. A companhia também adotou a suspensão de ações de cobrança de contas de luz por um período de três meses.
R$ 6,5 milhões em auxílio
A Engie Brasil também iniciou um plano de ação para apoiar as comunidades de Rio Bonito do Iguaçu. A iniciativa está estruturada em três eixos: assistência, restabelecimento e reconstrução regional.
O plano busca oferecer suporte emergencial à população e contribuir para acelerar a recuperação das áreas atingidas.
As medidas foram definidas após diálogo com a Defesa Civil, prefeituras e demais órgãos competentes. A companhia solicitou à ANEEL a aprovação para antecipar a Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos (CFURH), valor pago pelas usinas ao município.
O valor estimado nesta antecipação é de R$ 6,5 milhões, montante que poderá ser direcionado à recuperação das áreas atingidas.
A Engie também está mobilizando parceiros locais para fortalecer a rede solidária. As equipes das usinas hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago estão à frente das ações, em conjunto com parceiros locais.
Na fase de reconstrução, a Engie atua junto ao programa Parcerias do Bem, que reúne mais de 80 empresas de diferentes segmentos. O trabalho em parceria visa auxiliar nos planos de reforma e reconstrução das residências, centros comunitários e escolas que foram atingidas pelo tornado.
A Engie registrou que seus ativos próprios não sofreram impactos e permanecem em plena operação. Os danos nas áreas de transmissão foram materiais e estão sendo reparados pelas equipes técnicas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.