BYD director meets Bolsonaro and discusses the future of GD in Brazil

The proposal presented by ANEEL on 10/15/2019 generated a large wave of dissatisfaction in the solar energy sector

O diretor da fabricante de módulos BYD, Adalberto Maluf, expôs as preocupações do setor em encontro com o presidente Jair Bolsonaro em sua viagem à China. O diretor, que faz parte da comitiva presidencial em encontros na Ásia, aproveitou a oportunidade para discutir com o presidente os impactos negativos que a proposta de mudança na regulação feita pela ANEEL vão trazer ao setor de energia solar fotovoltaica.

O diretor ressaltou, em ressonância com outros órgãos ligados ao setor, que a ANEEL se baseou em premissas equivocadas. “Hoje estive com o presidente Bolsonaro para destacar a preocupação do setor solar sobre a desastrosa proposta da ANEEL de taxar a geração de energia solar no Brasil, baseada em dados distorcidos e incompletos, para preservar as ineficiências do setor elétrico.” disse o diretor através de suas redes sociais. 

“Now we have to show ANEEL the errors and distortions in their proposal, based on a distorted lobby from delay distributors, which would put Brazil against the grain of the world, and could even kill this important sector that is already generating many jobs, innovation and development to Brazil”, added Adalberto.

Agora temos que mostrar à ANEEL os erros e distorções da proposta deles

O diretor ainda informou que o presidente Bolsonaro reiterou seu apoio pelo setor e que a proposta de regulamentação da ANEEL não teve qualquer tipo de influência vindo da presidência.

A proposta apresentada pela ANEEL no dia 15/10/2019 gerou uma grande onda de insatisfação no setor de energia solar. A proposta representa um retrocesso no amadurecimento do setor e na participação de energias limpas para o país. Caso a proposta seja aprovada, as mudanças nas regras farão com que os investimentos em fontes de energia limpa aplicadas em geração distribuída percam atratividade. Para entender mais sobre a proposta apresentada pela ANEEL, leia nosso artigo sobre o tema, disponível em:  ANEEL announces disastrous proposal for the solar sector and surprises the market

Picture of Redação do Canal Solar
Canal Solar editorial team
Text produced by Canal Solar journalists.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receive the latest news

Subscribe to our weekly newsletter