Government of MT already receives proposals to join Mercado Livre

State of Mato Grosso expects savings of R$ 164 million by contracting energy in the ACL
2 minute(s) of reading
Governo recebe propostas para aderir ao ACL
Fachada da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso. Foto: EvertonAnunciação/Seplag MT/Reprodução

O Governo mato-grossense, through Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento  e Gestão), launched na última sexta-feira (08), notice para contratação de electricity through the Free Energy Market. O envio de propostas começa today (11).

A ação he must generate savings in aproximadamente R$ 164 milhões para o Estado nos próximos cinco anos. O project predict atender 323 unidades consumers estaduais.

Mato Grosso se tornará o segundo estado brasileiro a fazer parte desse regime de contratação de energia elétrica, o primeiro é o Ceará. 

O ACL (Ambiente de Contratação Livre) permite ao consumidor escolher o fornecedor do serviço, tempo de contrato, preço e até tipo de energia, incluindo fontes renováveis como a solar.

De acordo com nota da Secretaria, o processo de implementação será gradativo, iniciando com consumo de 85.615,44 MWh e 104.066,10 MWh, no último ano. A projeção de aumento entre os anos é de 5%, considerando os 60 meses. 

“A compra de energia elétrica em ambiente de contratação livre significa economia para a administração pública estadual, pois oportuniza menores preços para o consumo das unidades. Esse consumo está ligado diretamente à questão da sustentabilidade, visto que projetamos compras de fontes renováveis”, destaca o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

Empresas podem enviar propostas para o ACL a partir de hoje (11)

A modalidade utilizada para escolher os fornecedores será por pregão eletrônico, que visa o menor valor ofertado. As empresas interessadas em participar devem enviar propostas pelo Siag (Sistema de Aquisições Governamentais), a partir de hoje (11) até as 8h45 de 22 de março. 

O início da sessão do pregão será às 9h desse mesmo dia e os interessados podem enviar suas propostas por here. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone: (65) 3613-3718 ou pelo e-mail: [email protected] 

 


All content on Canal Solar is protected by copyright law, and partial or total reproduction of this site in any medium is expressly prohibited. If you are interested in collaborating or reusing some of our material, we ask that you contact us via email: [email protected].

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receive the latest news

Subscribe to our weekly newsletter