Atualizada às 14h45
A Enel São Paulo informou que divulgou dados incompletos sobre o apagão ocorrido na capital paulista e em municípios da Região Metropolitana em dezembro de 2025.
Em documento encaminhado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária admitiu que o número de clientes afetados foi duas vezes maior do que o informado anteriormente.
Segundo a distribuidora, aproximadamente 4,4 milhões de consumidores tiveram o fornecimento interrompido ao longo do evento, diferente dos 2 milhões de clientes informados à época.
Em nota, a concessionária destacou que esse novo volume corresponde a uma soma feita após o apagão, ocorrido na segunda semana de dezembro.
“Durante 12 horas de ventos intensos, clientes eram reconectados enquanto outros voltavam a ser desligados. O total acumulado de desligamentos no dia 10 foi maior e só pôde ser apurado posteriormente”, destacou a empresa.
A Enel ressaltou ainda que os dados foram auditados pela Agência e enviados à ANEEL em 19 de dezembro. “Já os números divulgados em tempo real no mapa de energia do site da Distribuidora mostram apenas os clientes desligados naquele momento, sem somatória”, ressaltou.
Ação federal
Nesta terça-feira (13), um despacho assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que órgãos do Governo Federal apurem falhas recorrentes no fornecimento de energia elétrica pela Enel.
No documento, o presidente atribui responsabilidades ao MME (Ministério de Minas e Energia), à AGU (Advocacia-Geral da União), à CGU (Controladoria-Geral da União) e à própria ANEEL.
O histórico recente da concessionária reforça a decisão. Apenas entre 2024 e 2025, a Enel São Paulo registrou a maior média mensal de reclamações na Ouvidoria da ANEEL entre as distribuidoras paulistas.
No últimos sete anos, a empresa acumulou multas superiores a R$ 400 milhões, sem que houvesse melhora efetiva na qualidade da prestação do serviço à população.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.