4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Energia solar atinge 22 GW de capacidade operacional no Brasil

Dados da ANEEL apontam que a fonte fotovoltaica já cresceu cerca de 70% no país em 2022

Autor: 21 de novembro de 2022dezembro 2nd, 2022Indicadores
2 minutos de leitura
Energia solar atinge 22 GW de capacidade operacional no Brasil

Energia solar vem crescendo cerca de 1 GW por mês em 2022. Foto: Banco BV/Reprodução

O Brasil atingiu a marca de 22 GW de capacidade operacional em energia solar na tarde desta segunda-feira (21), somando os segmentos de geração distribuída (14,986 GW) e centralizada (7,017 GW). É o que apontam dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apurados pelo Canal Solar.

O montante foi alcançado com a entrada em operação de novas usinas de grande porte, como a UFV Pedranópolis 2, localizada no interior do estado de São Paulo. O novo registro também acontece menos de um mês após a fonte ter atingido a marca dos 21 GW, em 25 de outubro.

Segundo a Agência, a capacidade operacional da solar no país já registra um crescimento próximo de 70% no ano, com cerca de 9 GW acrescidos. Na primeira semana de janeiro, o Brasil havia acabado de atingir 13 GW. 

Nos últimos cinco meses, o ritmo de crescimento da energia fotovoltaica tem sido de praticamente de 1 GW por mês, o que ajudou a fazer com que atingisse a terceira posição na matriz elétrica brasileira, ficando atrás somente das fontes hídrica e eólica.

No entendimento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), mantendo-se o atual ritmo de crescimento, a solar tem tudo para assumir a vice-liderança em breve.

A entidade também acredita que a fonte deverá encerrar 2022 com 25 GW de capacidade operacional, sendo 17,2 GW em geração própria e outros 7,8 GW em grandes usinas.

No último relatório da Associação, com dados colhidos até o dia 5 de novembro, a energia solar sozinha havia sido responsável por trazer ao país mais de R$ 110 bilhões em novos investimentos, com a criação de mais de 640 mil empregos acumulados desde 2012.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.