A energia solar marcou presença na 17ª edição do NOS Alive, um dos principais festivais de música da Europa, realizado entre os dias 10 e 12 de julho, na cidade de Lisboa, em Portugal. Durante o evento, estruturas da Heineken — como bares e estandes — foram abastecidas por mais de 100 painéis bifaciais instalados em pontos estratégicos.
A estimativa é de que mais de 50% da demanda elétrica desses espaços tenha sido suprida com energia solar ao longo dos três dias do festival. Para garantir o fornecimento de energia também durante à noite, o sistema instalado contou com quatro baterias de armazenamento, com capacidades de 21 kWh e 14 kWh.
O excedente gerado durante o dia era armazenado e utilizado no período noturno — garantindo o funcionamento de iluminação e de refrigeração nos bares da marca.
A iniciativa, fruto da parceria entre a EDP e a Heineken, já havia sido implementada em 2023, quando toda a operação do Bar Central da cervejaria foi alimentada exclusivamente pela fonte solar.
Em 2024 e 2025, a ação foi ampliada, reforçando ainda mais o potencial das pequenas usinas fotovoltaicas aplicadas de forma estratégica em eventos de grande porte. Ao todo, mais de 165 mil pessoas marcaram presença na edição deste ano do festival.
Confira abaixo mais imagens:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.