Energia solar é a fonte com maior previsão de crescimento no SIN

Capacidade instalada de GC solar deverá duplicar até dezembro de 2027, superando os 16 GW de potência

Projeções divulgadas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) revelam que a capacidade instalada de energia solar a partir das usinas de GC (geração centralizada) deverá duplicar de tamanho até dezembro de 2027, saltando de 8,07 GW para mais de 16,4 GW.

O acréscimo previsto de mais de 8 GW na matriz elétrica nacional é o maior entre todas as fontes, superando, por exemplo, o volume que deverá ser gerado pelas plantas hídricas, de biomassa e eólicas – que, nos próximos anos, deverão acrescentar 0,8 GW, 1,4 GW e 6,9 GW ao SIN (Sistema Interligado Nacional), respectivamente.

Segundo o ONS, a tendência é que, com esses números, a fonte solar ocupe uma participação ainda maior na matriz elétrica nacional, podendo corresponder a 7,9% do total de capacidade instalada no país. Atualmente, esse percentual é de 4,4%.

O estudo do operador nacional aponta ainda para um declínio, cada vez maior, da geração de energia proveniente de fontes poluentes no Brasil.

As usinas nucleares e movidas a carvão, por exemplo, devem permanecer exatamente como estão, sem registrar qualquer incremento de potência junto ao SIN até dezembro de 2027, conforme ilustra a imagem abaixo: 

EVOLUÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA NO SIN: ABRIL 2023 / DEZEMBRO 2027

Foto: Divulgação/ONS
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.