A limpeza e a manutenção de usinas solares em telhados e terrenos de empresas pode elevar entre 5% e 20% o nível de geração fotovoltaica, destacam dados da TTS Energia, companhia que atua no ramo de engenharia e construção de projetos de energia solar e outras tecnologias sustentáveis.
De acordo com a empresa, o monitoramento contínuo da geração, manutenções preventivas e corretivas, zeladoria das áreas de solo e limpeza de painéis solares garantem não só mais eficiência, segurança e retorno do investimento para os proprietários dos ativos.
Por outro lado, conforme pontua o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof, a ausência de manutenção adequada pode gerar perdas expressivas de produção, reduzir a vida útil dos equipamentos e até causar acidentes graves, como incêndios e queda de módulos fotovoltaicos em telhados.
O executivo destaca que, embora o Brasil seja um dos países com maior potencial solar do mundo, muitos empreendedores ainda tratam a operação e manutenção de suas usinas com a mentalidade de ‘instalar e esquecer”.
“Na prática, a O&M (operação e manutenção) não deve ser vista como custo e sim como investimento, já que a fase de operação e manutenção é a mais longa no ciclo de vida de uma usina solar, de cerca de 30 anos, e tem papel fundamental na performance e segurança das instalações”, explica ele.
Além de reduzir riscos, este tipo de serviço também contribui para otimizar o payback dos sistemas. “Um contrato especializado nesse serviço pode representar um aumento significativo na geração e ainda reduzir falhas que comprometem o retorno do investimento. Já registramos casos de usinas que voltaram a operar de forma rentável após assumirmos a manutenção”, ressalta Hulshof.

Serviços mais comuns de O&M para usinas solares
Com o avanço do conhecimento técnico no setor, o serviço de O&M vem ganhando cada vez mais relevância entre os empreendedores. Embora ainda seja negligenciado por parte dos proprietários de sistemas, o segmento tem crescido não apenas em volume, mas também em diversidade e complexidade técnica.
Thiago Farias, engenheiro da CS Consultoria — empresa do Grupo Canal Solar especializada em comissionamento e operação de usinas solares —, explica que o planejamento e a execução de um bom O&M são fundamentais para garantir o desempenho e retorno financeiro dos sistemas.
“Um O&M bem executado evita perdas de geração, reduz riscos de falhas e aumenta a confiabilidade do sistema”, explica o engenheiro, ressaltando que as atividades costumam ser planejadas em um cronograma anual de 52 semanas.

Farias também destaca que entre os serviços mais comuns de O&M estão o monitoramento e a análise dos indicadores de desempenho da usina (KPIs), como o performance ratio, o energy performance index e os índices de disponibilidade energética e temporal.
Além disso, ele destaca a importância das manutenções preventivas, corretivas e preditivas, que envolvem uma série de procedimentos técnicos, como:
- Ensaios de curva I-V;
- Inspeção visual de equipamentos e estruturas;
- Inspeção termográfica com drones e câmeras portáteis;
- Conservação do sistema de drenagem e supressão vegetal das áreas;
- Verificação e reaperto das conexões elétricas;
- Limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos, inversores e quadros elétricos.
O&M para usinas FV: conceito, importância e problemas mais encontrados
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.