Um estudo realizado pela Loft, startup que atua no mercado imobiliário, em parceria com a empresa de pesquisas, Offerwise, buscou saber quais são os itens para casa mais almejados pelos moradores de Florianópolis (SC).
A pesquisa ouviu 300 moradores da capital catarinense, de todas as classes sociais e faixas etárias, acima dos 18 anos, e foi realizada entre os dias 18 de setembro e 11 de outubro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 90%.
Segundo o levantamento, o segundo item mais desejado pelos habitantes do município é um sistema de energia solar, com 75,7% das pessoas ouvidas demonstrando interesse no equipamento.
A tecnologia fotovoltaica perde apenas para o closet, que está na lista de desejos de 80,2% dos entrevistados.
“Energia solar chama a atenção por ser algo que pode impactar tanto em despesas com a conta de luz, quanto na preocupação ambiental”, explica Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.
Ar-condicionado em todos os cômodos (76,1%), aquecimento solar ou a gás (75,7%), e portas, ou janelas, com isolamento acústico (72,5%) também são itens que aparecem bem posicionados na lista de desejos dos moradores de Florianópolis.
Energia solar em Florianópolis
A capital catarinense é uma das cidades brasileiras que vem se notabilizando pela capitalização de investimentos e promoção de incentivos aos projetos de energias renováveis, sobretudo solar.
Nos primeiros quatro meses de 2025, a FIFA (Federação Internacional de Futebol), por exemplo, informou que investirá cerca de US$ 4 milhões (cerca de R$ 21 milhões) na instalação de uma usina de energia solar no Sapiens Parque, um importante polo de empresas de tecnologia da capital catarinense.
O município também é uma das localidades que adotam o IPTU Verde, um incentivo que garante descontos aos cidadãos que adotarem práticas sustentáveis em seus imóveis, como o uso de sistemas fotovoltaicos em telhados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].