27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Energyear Brasil 2022 debateu futuro do setor energético brasileiro

Evento reuniu cerca de 270 pessoas e empresas do setor de energias renováveis na capital paulista

Autor: 10 de fevereiro de 2022Brasil
Energyear Brasil 2022 debateu futuro do setor energético brasileiro

Sheraton WTC Hotel foi palco do Energyear Brasil 2022. Foto: Energyear/Divulgação

O Sheraton WTC Hotel foi palco, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), do Energyear Brasil 2022 – evento que teve como objetivo discutir a atual situação do setor elétrico brasileiro, os nichos de mercado que mais avançam neste período e a forma como as empresas estão se adaptando às adversidades do momento atual para continuar a competir.

O encontro também debateu o futuro do setor energético renovável e as políticas que podem garantir oportunidades na competição com as diferentes tecnologias de geração.

Além da presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o primeiro dia do congresso contou com as participações especiais de Rodrigo Coelho, chefe de gabinete da diretoria-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e do deputado federal, Lafayette de Andrada (Republicanos/MG). 

Em seu discurso, Coelho disse que a transição energética para a descarbonização aponta para investimentos crescentes em energia limpa à medida que consumidores e governos exigem uma maior consciência ambiental. O executivo disse também que “as fontes renováveis se tornam cada dia mais competitivas frente a outras fontes de energia”. 

Lafayette, por sua vez, disse que o mercado brasileiro de renováveis vive o seu melhor momento, com a publicação da Lei 14.300. “Tive a oportunidade de ser autor do texto aprovado pela Câmara, que assegura para as famílias brasileiras energia limpa, renovável e mais barata, além, é claro, de segurança jurídica para o setor. Por isso mesmo, este ano o evento Energyear tem um caráter especial, pois acontece na efervescência de todos esses acontecimentos positivos para o Brasil no tocante a energia renovável”, afirmou. 

Outras atrações da Energyear 

Tanto o primeiro quanto o segundo dia do evento também reservaram uma série de palestras com a presença de executivos de grandes empresas (nacionais e internacionais). Ao todo, 270 pessoas presenciaram o encontro, de forma presencial ou remota (online).

No primeiro dia, os destaques ficaram por conta do “Painel de Líderes”, com executivos da Jinko Solar, Rio Energy, Alsol e CPFL Soluções. Neste bloco de debates, foram discutidos pontos para a transição energética no Brasil e as oportunidades de crescimento por meio de energias renováveis. 

Também foram destaque do primeiro dia, outros três painéis: um sobre os avanços tecnológicos do setor solar, outro sobre o LCOE de usinas solares, além do encontro sobre peculiaridades na construção de projetos fotovoltaicos no Brasil.  

Já o segundo dia reservou para os visitantes uma agenda menos extensa, com destaque para o “Painel de Associações”, que debateu o setor de energias renováveis no Brasil e as políticas necessárias para o seu desenvolvimento. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.