Nesta semana, a ENGIE Brasil realizou a apresentação dos projetos de conclusão e a formatura da turma do Programa de Trainees 2024, com vagas destinadas à mulheres para desenvolvimento técnico e comportamental de fortalecimento da presença feminina na empresa.
De acordo com a ENGIE, a iniciativa contribui com sua meta global de atingir ao menos 40% de mulheres em cargos de gestão até 2030 e busca atrair e reter talentos femininos em carreiras de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, tradicionalmente ocupadas por homens.
A edição envolveu empresas do Grupo ENGIE, como a TAG (Transportadora Associada de Gás) e Jirau Energia, e contou com cerca de 3,1 mil inscrições. Ao todo, 22 profissionais completaram o programa.
O projeto busca oferecer capacitação por meio de ações individualizadas, visitas técnicas e desenvolvimento comportamental em grupo e através de mentorias ao longo de 12 meses. Além disso, as participantes desenvolvem projetos aplicáveis ao setor de energia, que foram apresentados a uma banca avaliadora composta por gestores da empresa.
Para Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade, “a formatura representa um avanço concreto na inclusão feminina no setor. As engenheiras formadas hoje são a prova de que talento e competência não têm gênero. Elas chegarão preparadas para influenciar, inovar e contribuir com um setor em constante transformação”, afirma.
Em 2016, as mulheres representavam apenas 17% do quadro geral e ocupavam 13% dos cargos de liderança. Em 2024, esses números subiram para 32% e 28%, respectivamente. Além do crescimento nos setores administrativos, as áreas de Implantação, Operação e Manutenção também foram assumidas por mulheres.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.