27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Fixação de alumínio anodizado e parafuso de inox em instalações fotovoltaicas

A escolha dos matérias adequados é determinate para a qualidade e durabilidade das instalações

Autor: 30 de agosto de 2021setembro 3rd, 2021Produto
Fixação de alumínio anodizado e parafuso de inox em instalações fotovoltaicas

Este artigo é para quem está começando no mercado fotovoltaico, mas pode surpreender instaladores já experientes. O tradicional parafuso de cabeça martelo vem sendo substituído por diversos fabricantes de soluções para fixação.

Uma desvantagem conhecida do parafuso com cabeça martelo é que, em alguns casos, quando a ranhura do trilho não é perfeitamente ajustada, a cabeça do parafuso pode sofrer uma rotação durante o processo de montagem, o que não proporciona uma boa fixação.

Uma das soluções propostas no mercado é o uso de um parafuso com cabeça cilíndrica, do tipo allen, associado a uma presilha retangular com furo roscado, fazendo a função de uma porca invertida. 

A inversão acima mencionada refere-se à posição da porca. Enquanto na solução com parafuso martelo a porca é montada por cima, na solução com parafuso cilíndrico o elemento que faz a função da porca é montado na parte de baixo, dentro da ranhura. 

Perfil de alumínio

Cada solução de fixação requer um perfil de alumínio especialmente desenhado. Um exemplo é o perfil de alumínio anodizado produzido pela BelEnergy, ilustrado na figura abaixo. A fixação dos suportes de telhado ocorre através do canal lateral do perfil, enquanto a fixação dos grampos  é feita no canal superior.

Figura 1: Perfil de alumínio para fixação de módulos fotovoltaicos. Fonte: reprodução/BelEnergy

Figura 1: Perfil de alumínio para fixação de módulos fotovoltaicos. Fonte: reprodução/BelEnergy

Elementos de fixação

Na figura abaixo observamos o diferencial desta solução de fixação, que consiste no conjunto de parafuso de cabeça cilíndrica e furo roscado. A cabeça cilíndrica do parafuso, do tipo allen, proporciona facilidade de manuseio e boa capacidade de torque. 

Enquanto isso, a presilha de furo roscado encaixa-se perfeitamente na ranhura do trilho, permitindo uma montagem tranquila e sem o risco de rotação do elemento de fixação no interior da ranhura. Na figura abaixo é possível observar como é feito o posicionamento da presilha no interior da ranhura do perfil de alumínio.

Figura 2: Parafuso de cabeça cilíndrica e presilha com furo roscado

Figura 2: Parafuso de cabeça cilíndrica e presilha com furo roscado

Na figura abaixo é possível observar como é feito o posicionamento da presilha no interior da ranhura do perfil de alumínio.

Figura 3: Fixação da presilha no perfil de alumínio

Figura 3: Fixação da presilha no perfil de alumínio

Os parafusos são fornecidos juntamente com as peças de fixação (grampos, suportes etc). Para a fixação destes parafusos o instalador deve utilizar uma chave allen de 6 mm. Pode ser utilizada uma chave manual ou pode-se recorrer ao auxílio de uma parafusadeira, conforme mostram as imagens abaixo.

Na solução da BelEnergy, que consultamos para elaborar este artigo, por exemplo, os parafusos têm as medidas M8X25 e M8x45. O parafuso menor (M8X25) é utilizado junto aos suportes de telhado e grampos finais. O parafuso maior (M8X45) é utilizado para fixação do grampo intermediário no perfil.

Figura 4: Fixação com Chave Allen

Figura 4: Fixação com Chave Allen

Na solução da BelEnergy, que consultamos para elaborar este artigo, por exemplo, os parafusos têm as medidas M8X25 e M8x45. O parafuso menor (M8X25) é utilizado junto aos suportes de telhado e grampos finais. O parafuso maior (M8X45) é utilizado para fixação do grampo intermediário no perfil.

Suporte “pé em L” com haste solar

Figura 5: Pé em L com Haste

Figura 5: Pé em L

Figura 6: Hastes Solares (Metal e Madeira)

Figura 6: Hastes Solares (Metal e Madeira)

Figura 5: Pé em L com Haste

Este suporte é utilizado para fixação sobre a telha. Normalmente, em telhas de fibrocimento. Porém pode ser uma solução para telhas de cimento também.

Figura 7: Aplicações Pé em “L” com haste solar

Figura 7: Aplicações Pé em “L” com haste solar

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

3 comentários

  • Gostei bastante deste conteúdo.

  • Bom dia,
    Este sistema é bom para a operação de montagem propiciando encaixe perfeito da ferramenta de aperto.
    O único problema que vejo na utilização deste tipo de parafuso é o acúmulo de sujeira no interior do sextavado que ao longo do tempo pode acelerar a oxidação, principalmente se o parafuso for feito com um aço inoxidável de baixa liga de cromo.
    Caso a estrutura sofra uma carga de vento o parafuso pode partir.
    Liga de aço inoxidável com baixo teor de cromo não é totalmente imune de oxidação.
    Eu não classifico este problema com um grau de criticidade alto, principalmente se o projeto e a montagem forem bem-feitos, a necessidade de manutenção futura será baixíssima.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.