6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Características do banco de baterias Dyness Powerbox

Baterias de lítio apresentam maior densidade de energia e longa vida útil

Autor: 7 de junho de 2022junho 27th, 2022Produto
Características do banco de baterias Dyness Powerbox

Dentre as várias versões de células de lítio existentes, a Dyness escolheu trabalhar com a tecnologia LiFePO4

Bancos de baterias de lítio estão ganhando grande aceitação no mercado de energia solar fotovoltaica pelas vantagens que esta tecnologia oferece. Em comparação com as antigas baterias de chumbo ácido estacionárias, as baterias de lítio apresentam maior densidade de energia (menores peso e volume), menor profundidade de descarga e – principalmente – longa vida útil, com um elevado número de ciclos. 

Dentre as várias versões de células de lítio existentes, a Dyness escolheu trabalhar com a tecnologia LiFePO4 (fosfato de ferro), cuja principal vantagem é a elevada segurança contra incêndio. Enquanto células de íons de lítio tradicionais podem pegar fogo quando sobreaquecidas, as células de LiFePO4 não apresentam esse risco. 

A tecnologia de fosfato de ferro-lítio é recomendada para aplicações em que a segurança é um fator importante. O fosfato de ferro-lítio tem excelente estabilidade térmica e química. Esta bateria permanece fria mesmo em ambientes agressivos, sujeitos a elevadas temperaturas.

O fosfato de ferro-lítio também é incombustível durante cargas e descargas rápidas ou quando há problemas de curto-circuito. O fosfato de ferro-lítio normalmente não sofre fuga térmica, pois o cátodo de fosfato não queima ou explode durante a sobrecarga ou superaquecimento, pois a bateria permanece fria.

Outra vantagem de segurança do fosfato de ferro de lítio envolve o descarte da bateria após o uso. As baterias de íons de lítio tradicionais requerem cuidados especiais de descarte. Por outro lado, o fosfato de ferro-lítio não é tóxico e pode ser descartado mais facilmente.

A tecnologia de fosfato de ferro-lítio é adequada para aplicações onde a segurança e a longevidade são desejadas, mas não precisam de uma densidade de energia extremamente alta. 

Além do uso em sistemas de tração de veículos elétricos, onde elevada temperaturas normalmente são encontradas, o fosfato de ferro-lítio também é ideal para aplicações estacionárias, pois a bateria de LiFePO4 é um pouco mais pesada e mais volumosa em comparação com outras tecnologias disponíveis. 

Características do banco de baterias Dyness Powerbox

Bancos de baterias Dyness Powerbox

Principais características:

  • Disponíveis em quatro versões: 2,4 kWh / 4,8 kWh / 7,2 kWh / 9,6 kWh;
  • Grau de proteção IP65;
  • Garantia de 10 anos;
  • Suportam 6000 ciclos;
  • Dimensões compactas: 928 x 555 x 210 mm;
  • Design modular e expansível, permitindo até 3 unidades em paralelo;
  • Instalação fácil;
  • Operação silenciosa, com ventilação natural;
  • Tensão nominal: 48 V;
  • Compatível com diversas marcas de inversores disponíveis no Brasil: SMA, Growatt, Sofar, Sungrow, Solis, Saj, Goodwe, Victron, Deye e outras.

Características do banco de baterias Dyness Powerbox

Referências

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.