A Ford anunciou um investimento de US$ 2 bilhões para acelerar sua entrada no mercado de sistemas de armazenamento de energia em BESS com a criação da subsidiária Ford Energy.
Segundo a montadora, a nova unidade surge após o encerramento da joint venture com a SK On e a reformulação estratégica da planta BlueOval SK Battery Park, no estado americano de Kentucky, que deixará de produzir baterias para veículos elétricos e passará a fabricar baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio) voltadas ao armazenamento de energia.
A planta da fábrica será convertida para produzir sistemas avançados de armazenamento com capacidade de 5 MWh ou mais, além de módulos e contêineres de corrente contínua de 20 pés.
De acordo com a entidade, a nova subsidiária terá foco inicial em sistemas de armazenamento em larga escala, destinados principalmente a concessionárias de energia, data centers e consumidores industriais e comerciais.
Ainda segundo a companhia, também serão ofertadas células de bateria para aplicações residenciais, ampliando sua atuação no segmento de armazenamento distribuído.
A expectativa é que a nova operação entre em pleno funcionamento dentro de 18 meses, alcançando uma capacidade anual superior a 20 GWh até 2027.
Parte da produção também será concentrada no complexo BlueOval Battery Park Michigan, onde serão fabricadas células menores para soluções residenciais, além de baterias LFP destinadas a futuros modelos de veículos elétricos.
A nova subsidiária será comandada por Lisa Drake, que atuava como vice-presidente de Programas de Plataforma Tecnológica e Sistemas de Veículos Elétricos da Ford.
A executiva responderá diretamente ao vice-presidente da companhia, John Lawler, e ficará responsável por todas as operações da Ford Energy, incluindo a fabricação de células, montagem de sistemas, estruturação comercial e vendas.
Segundo Lawler, a escolha da executiva está diretamente relacionada à sua experiência em industrialização e gestão de cadeias de suprimentos críticas.
“Lisa possui profunda experiência em escalar sistemas industriais complexos e garantir cadeias de suprimentos estratégicas. Sua liderança será essencial para estruturar a Ford Energy e atender à crescente demanda por soluções confiáveis de armazenamento de energia”, declarou.
Para a executiva, a criação da Ford Energy permitirá maximizar o valor das capacidades industriais da companhia no segmento de baterias.
“Estamos construindo um negócio focado primeiramente em sistemas de armazenamento de energia em baterias em escala de serviços públicos para grandes clientes, ao mesmo tempo em que oferecemos células de bateria para soluções de armazenamento de energia residencial”, afirmou Drake.
Quer saber mais sobre esse tema e sobre veículos elétricos? Acesse também o site do Canal VE.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.