A fabricante multinacional de automóveis Ford Motor Company, anunciou, na última terça-feira (17), que construiu novo complexo fotovoltaico de 2 MW, localizado no município de Almussafes, em Valência, na Espanha. O objetivo é expandir as vendas de veículos na Europa, com modelos 100% elétricos.
A fábrica Ford de Almussafes, assim como o abastecimento de todas as instalações fabris da companhia, utiliza energia elétrica proveniente de fontes renováveis desde janeiro de 2022.
O empreendimento, que iniciou as operações ao final de 2022, gera aproximadamente 4.641 MWh por ano. Segundo a multinacional, a fábrica de Valência registrará uma significativa redução em suas necessidades de eletricidade proveniente da rede pública.
De acordo com Stuart Southgate, diretor de engenharia sustentável, ambiental e segurança da Ford Europa, a empresa, mais do que nunca, percebe a importância e a necessidade do uso de fontes renováveis.
“Na Ford, à medida que avançamos para um futuro totalmente elétrico e para uma neutralidade carbônica em toda a nossa produção, os investimentos em inovações representam um importante fator para a nossa ambição de contribuir para a construção de um mundo melhor”, afirma.
Southgate enfatiza ainda que a companhia segue na missão de expandir as áreas com painéis solares instalados, visando atingir 10 MWp em 2024. Além disso, a viabilidade de futuras potenciais instalações de módulos fotovoltaicos nos telhados dos edifícios fabris também se encontra em análise.
O objetivo é desenvolver meios estratégicos para incrementar a utilização de energias renováveis, a fim de utilizar eletricidade totalmente descarbonizada em todas as instalações fabris mundialmente até 2035.