[gtranslate]

Foz do Iguaçu (PR) recebe reuniões do G20 nesta semana

Evento acontece na cidade por ser sede da Itaipu Binacional, referência em energia renovável
Foz do Iguaçu (PR) recebe reuniões do G20 nesta semana
Evento debaterá políticas de transição energética, energias renováveis e tecnologias limpas. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Foz do Iguaçu (PR) sedia o encontro do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20. As reuniões, que começaram na segunda-feira, (30) seguem até sexta-feira (4). O evento tem por objetivo debater políticas de transição energética, energias renováveis e tecnologias limpas

O G20 é o grupo que reúne as maiores economias do mundo. O encontro faz parte da programação prévia do encontro da cúpula dos líderes mundiais, que acontecerá em novembro em Belém (PA).

O Brasil está sediando as reuniões do G20 neste ano, os encontros sempre acontecem nas capitais estaduais. Foz do Iguaçu está sendo uma exceção, pois é lá que está localizada a usina Itaipu Binacional, referência global em energia renovável

A hidrelétrica é responsável pelo fornecimento de cerca de 10% da energia consumida no Brasil e mais de 80% da energia do Paraguai.

O encontro recebe ministros e secretários de energia das principais economias mundiais, além de líderes e especialistas do setor. 

O encontro é presidido pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, com participação da Itaipu Binacional, que é uma das referências globais no assunto.

Em paralelo à reunião do G20, Foz do Iguaçu também recebe eventos como o CEM (Clean Energy Ministerial), que é um fórum global para compartilhar boas experiências relacionadas à energia limpa e à economia de baixo carbono.

Outro evento que a cidade receberá será a MI (Mission Innovation)  que trata iniciativas globais de inovações tecnológicas e regulatórias em energia de baixo carbono, e o Congresso da Associação Mundial do Biogás, voltado para explorar estratégias para maximizar o potencial da bioenergia pelo mundo.

Sobre o G20

Além de Foz do Iguaçu, outros locais recebem reuniões do Grupo. Dentre eles, Rio de Janeiro, que está debatendo Infraestrutura e Sustentabilidade Climática e Ambiental.

Até novembro, a programação do G20 passará por 15 cidades brasileiras, quando a presidência do país se encerra e começa a da África do Sul.

Os países participantes do G20 representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e concentra cerca de 66% da população do planeta.

Além do Brasil, integram o G20 África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Coreia do Sul, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.

O encontro conta com a participação das 20 maiores economias do mundo,além de outros países que participam como convidados: Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.

Leia também

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.