A Fazenda Santa Paula, situada no município de Barreiras, no extremo oeste da Bahia, inaugurou um inovador sistema de abastecimento de energia híbrido, que combina geração solar e armazenamento em baterias.
A planta, que possui 1,75 MWp de potência solar para o sistema de irrigação e 1.184 MWh de armazenamento de energia, foi projetada para suprir até 50% da demanda energética da fazenda.
Ocupando uma área de 23 mil metros quadrados, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Micropower Energy e a Bauer do Brasil, sendo reconhecido como a maior microrrede isolada híbrida voltada ao agronegócio no Brasil.
Com 50 km de rede elétrica distribuídos por aproximadamente 12 mil hectares, o empreendimento enfrenta um grande consumo de energia, especialmente por utilizar grandes pivôs de irrigação que captam água de grandes profundidades no subsolo.
Anteriormente, essa demanda era suprida por uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) instalada na própria fazenda, o que limitava a expansão de pivôs e bombas. Agora, com a combinação da geração solar e da PCH, o sistema torna a fazenda autossuficiente em energia, permitindo um potencial de triplicar sua capacidade produtiva.
Além disso, o projeto híbrido vai eliminar o consumo de diesel, evitando a emissão de mais de 970 toneladas de CO2 anuais na atmosfera. Outra vantagem da microrrede em relação ao diesel está na economia, capaz de reduzir seus gastos com eletricidade, viabilizando o uso de irrigação e aumentando a receita da fazenda.
A solução também possibilita às fazendas operarem em locais com acesso limitado à rede elétrica e, com energia armazenada em baterias, também garantirá sua operação contínua, trazendo produtividade a partir de uma irrigação ininterrupta.
“Para nós, a implementação com excelência de um projeto dessa magnitude mostra o quão eficaz é nossa logística e como o Micropower EMS Smart Agro, um sistema vanguardista que, além de armazenar energia em baterias, define de qual fonte e em qual momento a fazenda fará seu uso”, afirmou Sergio Jacobsen, CEO da Micropower.
“Pensando na parceria com a Bauer para aliar essa tecnologia aos sistemas de irrigação, há um enorme potencial para fazermos a transição energética do agronegócio e ainda agregar um ganho de produtividade duas ou três vezes maior. É um marco para o mercado de armazenamento e para o agro, pois torna viável o uso de irrigação em áreas onde a energia não tem perspectiva de chegada”, ressaltou.
“A parceria entre a Bauer do Brasil e a Micropower reforça nosso compromisso em fornecer soluções adequadas para atender às demandas energéticas, independentemente da região. Com a capacidade de eliminar o consumo de diesel e reduzir a emissão de CO2, essa iniciativa é um passo importante rumo a um agronegócio mais limpo e produtivo, ampliando a viabilidade da irrigação em áreas remotas e desafiadoras”, finalizou Rodrigo Parada, co-CEO da Bauer do Brasil.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.