O avanço da GD (geração distribuída) no Brasil manteve ritmo elevado no primeiro trimestre de 2025. De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), foram adicionados, entre janeiro e março deste ano, 2,13 GW à matriz elétrica nacional.
Os dados foram obtidos na manhã desta terça-feira (15) e, segundo a Agência, os números são atualizados no painel em tempo real e uma nova consulta possivelmente apresentará variações.
Ainda de acordo com a ANEEL, mais de 296 mil unidades consumidoras, entre residências, estabelecimentos comerciais e propriedades rurais, aderiram ao SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica).
No período, foram cadastradas 194.296 novas usinas de GD, sendo a ampla maioria da fonte fotovoltaica, além de três eólicas e uma termelétrica a biogás de resíduos sólidos urbanos.
São Paulo lidera em potência e número de instalações
O estado de São Paulo se destacou como principal mercado no trimestre. Foram 31.616 novos sistemas de geração instalados, que somam 273,88 MW de potência. Em seguida, Goiás apresentou o segundo maior crescimento em potência no bimestre de janeiro e fevereiro, com 223,32 MW adicionados, enquanto Minas Gerais aparece na sequência, com 205,52 MW.
Em número de novas conexões, Minas Gerais ocupou a segunda colocação, com 16.794 usinas instaladas. O Mato Grosso ficou logo atrás, com 14.864 unidades adicionadas ao sistema.
Potência total de MMGD chega a 38,44 GW
Até 31 de março, o Brasil contava com 3,40 milhões de sistemas conectados à rede de distribuição, reunindo potência instalada de aproximadamente 38,44 GW.
O segmento residencial é o principal responsável pela expansão. Segundo a ANEEL, 80% dos sistemas em operação (cerca de 2,7 milhões) estão ligados a consumidores residenciais. O comércio representa 10% das instalações (340,8 mil unidades), enquanto a classe rural responde por cerca de 8% (292,7 mil).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.