Nos últimos anos, tem sido observado uma significativa expansão no mercado de veículos elétricos (VEs) em âmbito global. Esse crescimento é impulsionado tanto pela evolução tecnológica quanto por mudanças no comportamento do consumidor, cada vez mais atento à sustentabilidade e à eficiência energética.
Nesse contexto, a existência de uma infraestrutura de recarga adequada torna-se um elemento crucial, especialmente quando incorpora soluções inteligentes que otimizam o processo de carregamento dos veículos e garantem maior desempenho e segurança ao usuário.
Pensando nesse cenário, a GoodWe disponibiliza em seu portfólio soluções que integram o carregamento inteligente de veículos elétricos a sistemas fotovoltaicos, tanto conectados à rede on-grid quanto híbridos com armazenamento de energia.
Este artigo tem como objetivo apresentar os diferentes modos de recarregamento disponíveis e os benefícios associados a uma solução completa para a mobilidade elétrica.
Linha HCA G2
A linha de carregadores veiculares HCA G2 foi desenvolvida com foco em oferecer um recarregamento inteligente, eficiente e seguro de veículos elétricos, totalmente integrada aos equipamentos GoodWe.
Disponível em potências de 7 a 22 kW, a solução se destaca pela flexibilidade de uso, oferecendo diversos métodos de autenticação, tais como via cartão RFID, aplicativo, carregamento plug-and-charge, entre outros.
O design moderno e acabamento de alto padrão pode ser observado na Figura 01, sendo possível também a instalação com pedestal (opcional).
Além disso, os carregadores veiculares GoodWe oferecem diversos níveis de proteção, tais como interruptor de desligamento de emergência externo, proteção contra surtos em corrente alternada, fuga de corrente, sobretensão, sobrecarga, sobretemperatura, curto-circuito e falhas de aterramento, dentre outras proteções.
O equipamento possui grau de proteção IP66 (podendo ser instalado em ambientes externos), com cabo de carregamento de 6 metros e conector padrão europeu tipo II (conector presente na maioria dos carros elétricos comercializados no Brasil) inclusos, além do monitoramento ser totalmente integrado ao portal SEMS da GoodWe, proporcionando ao usuário acompanhamento em tempo real do processo de recarga e configurações do modo de recarga do veículo diretamente no portal.
A Tabela 1 apresenta informações técnicas detalhadas sobre a linha HCA G2 e seus respectivos modelos.
Tabela 1 – Principais características técnicas da linha HCA G2
Modos de Carregamentos HCA G2
A linha HCA G2 da GoodWe oferece três modos inteligentes de carregamento (Veloz, Prioridade FV, Prioridade FV + Bateria) que permitem uma gestão eficiente e personalizada da energia para veículos elétricos, nos quais cada um deles serão detalhados.
Cada modo é adaptado a diferentes cenários de uso, permitindo ao usuário escolher a melhor estratégia conforme a disponibilidade de energia solar, o estado de carga das baterias e a demanda do veículo.
Quando combinada a um sistema fotovoltaico com inversores híbridos e baterias de lítio GoodWe, essa solução amplia os benefícios do autoconsumo, promovendo maior autonomia energética, economia na conta de luz e uso otimizado da energia gerada localmente.
A Figura 2 apresenta um diagrama simplificado da integração do ecossistema GoodWe, exemplificando o funcionamento integrado e a arquitetura do sistema.
Modo Veloz
Neste modo, o carregador veicular irá carregar com a potência estabelecida pelo usuário, utilizando automaticamente a fonte de energia disponível — fotovoltaica, bateria ou rede — com a seguinte ordem de prioridade: Fotovoltaico > Bateria > Rede.
Caso a potência não for configurada pelo usuário, ao definir este modo, o carregamento será realizado na máxima potência. É possível personalizar a potência de carregamento conforme a necessidade da aplicação, desde que respeitado o limite da potência nominal do equipamento.
Este modo é ideal para os clientes que desejam garantir o carregamento contínuo do veículo elétrico, independentemente da fonte de energia disponível.
O sistema permite também definir o percentual máximo de carga (SoC – State of Charge) que será utilizado da bateria do sistema, o que possibilita um gerenciamento energético inteligente.
Essa funcionalidade é especialmente vantajosa em sistemas com backup, pois garante ao usuário a possibilidade de reservar uma quantidade de energia para o suprimento de cargas prioritárias em caso de falha da rede elétrica. Além disso, é possível estabelecer um limite máximo de energia a ser fornecida ao veículo elétrico, otimizando o uso da energia disponível.
A Figura 3 apresenta a visualização disponível ao usuário no aplicativo SolarGo para configurar os modos de carregamento.
Prioridade FV
No modo prioritário FV, o carregamento do VE será de acordo com a potência dos módulos fotovoltaicos. Neste modo, apenas será utilizado o excedente da geração fotovoltaica para carregar o carro.
Ou seja, durante o dia, a geração fotovoltaica será priorizada para o consumo das cargas da residência, somente se houver um excedente, será destinado para o carregamento veicular. Essa estratégia tem como objetivo maximizar o autoconsumo.
Quando a função “Garantir potência mínima de carregamento” estiver ativada, e o excedente fotovoltaico for inferior a 4,14 kW (para carregador trifásico) ou 1,38 kW (para carregador monofásico), o carregamento continuará nesses respectivos valores. Nesses casos, o veículo será alimentado pela bateria do sistema ou pela rede elétrica.
A Figura 4 mostra com mais detalhes sobre este modo de carregamento, no qual o campo “Min. Complementar” permite definir o valor mínimo de energia que deve ser fornecido ao carro.
Já no campo “Máx Energia” estabelece o máximo carregamento, em termos de energia. Quando atingir o valor, o carregamento irá parar. Em ambos os campos, o usuário consegue visualizar uma estimativa de autonomia de acordo com o valor estabelecido, além de permitir configurar em quantas horas o veículo será carregado em “Alcançar em”.
Prioridade FV+Bateria
Neste modo, a energia solar fotovoltaica e a bateria serão utilizadas para recarregar o veículo elétrico. As cargas on-grid ou de back-up possuem a prioridade no consumo de energia, e o excedente será utilizado para recargar o veículo.
Caso ativado a função “Garantir potência mínima de carregamento”, o usuário assegura que o veículo será carregado com uma potência mínima constante — 4,14 kW para sistemas trifásicos ou 1,38 kW para sistemas monofásicos — mesmo quando a geração solar estiver abaixo desses níveis.
Nesses casos, o sistema complementa automaticamente a energia com as baterias ou, se necessário, com a rede elétrica, garantindo confiabilidade e continuidade no processo de carregamento, independentemente das condições de geração solar.
A Figura 04 ilustra em maior detalhe o funcionamento do modo Prioridade FV + Bateria, no qual o carregamento do veículo elétrico é realizado preferencialmente com energia solar e, quando necessário, com suporte das baterias.
Nesse modo, o usuário pode configurar com precisão o limite de utilização do Estado de Carga (SoC) da bateria, definindo até quantos por cento da capacidade armazenada será usada para abastecer o veículo. Além disso, é possível estabelecer valores mínimo e máximo de energia destinados ao carregamento,
bem como o tempo total desejado para a recarga.
Essa flexibilidade permite adaptar o sistema às necessidades do dia a dia, otimizando o uso da energia disponível e protegendo a vida útil da bateria, ao mesmo tempo em que assegura que o veículo esteja pronto para uso dentro do prazo desejado.
Conclusão
Diante do avanço da mobilidade elétrica e da crescente demanda por soluções sustentáveis, os carregadores da linha HCA G2 da GoodWe se destacam por oferecer uma alternativa inteligente, segura e eficiente para o carregamento de veículos elétricos.
Ao integrar-se a sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia, essa solução permite não apenas o uso mais racional da energia gerada localmente, mas também maior flexibilidade e autonomia ao usuário.
Com diferentes modos de carregamento configuráveis, compatibilidade com múltiplas formas de autenticação e recursos de monitoramento em tempo real, os carregadores GoodWe contribuem para uma infraestrutura de recarga moderna e alinhada às exigências atuais de eficiência energética e sustentabilidade.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.