O Governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (19), que vai disponibilizar cerca de R$ 80 milhões para subsidiar projetos de energia solar nos municípios cariocas.
Os investimentos, que ficarão em um fundo estruturado pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento), serão usados para beneficiar produtores rurais, escolas, hospitais e casas populares.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável no Estado que, segundo ele, tem vocação para se tornar referência na transição energética do país, em uma matriz mais diversificada e limpa.
“Além dos benefícios ambientais, a energia solar é barata e gera economia, empregos e renda para a população”, afirmou Castro.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio de Janeiro atração de quase R$ 2 milhões em investimentos, com geração de mais de 10,2 mil empregos.
De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualizados em 13 de abril, o Rio de Janeiro é o sétimo estado do país com maior volume de potência instalada em sistemas GD (geração distribuída), com pouco mais de 409 MW.
O Estado também possui atualmente cerca de 56,1 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 48,2 mil usinas fotovoltaicas instaladas 100% de seus municípios. Ou seja, todas as 92 cidades cariocas contam hoje com ao menos um sistema de GD instalado.