A EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) confirmou que irá encerrar o programa solar “Solar All”, que destinaria U$7 bilhões para ampliar o acesso à energia solar em comunidades americanas de baixa renda.
Criado pela IRA (Lei de Redução da Inflação), em 2024, o programa previa reduções de até 20% nas contas de luz de 900 mil famílias em todo o país. Em Massachusetts, por exemplo, o programa previa beneficiar cerca de 29 mil moradores.
Segundo a própria EPA, foram 60 projetos selecionados em todos os estados, incluindo órgãos estaduais, consórcios multi-estaduais e organizações tribais.
Esta não é a primeira tentativa da gestão atual de bloquear investimentos em energia limpa. Recentemente, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para restringir créditos fiscais destinados a projetos de energia solar e eólica.
Segundo um estudo recente da consultoria Lazard, as fontes solar e eólica já representam hoje as formas mais baratas de geração de energia nos Estados Unidos, superando em custo o carvão e o gás natural.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.