Após as recentes chuvas no Rio Grande do Sul (RS), o governo federal estuda mecanismos para reduzir a conta de luz no mês de maio para os consumidores afetados pelas enchentes.
Em entrevista à CNN, na última sexta-feira (10), o ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), Alexandre Silveira, disse que a ideia é buscar recursos para reduzir ou evitar a cobrança de energia nas regiões alagadas.
O ministro afirmou ainda que uma das opções em análise é o uso de parte do excedente da conta de comercialização da energia elétrica da usina de Itaipu.
No ano passado, a usina de Itaipu apresentou um saldo positivo de R$ 399,2 milhões, segundo informado por Silveira, na última segunda-feira (6), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo o ministro, outra alternativa proposta é flexibilizar o uso dos recursos de investimentos obrigatórios em eficiência energética das distribuidoras do Rio Grande do Sul, destinando parte da verba para a redução das tarifas.
“Precisamos dimensionar os custos e, criativamente, se possível com recursos de eficiência energética, do excedente de Itaipu, ou seja, dentro do próprio sistema elétrico, buscar soluções para reduzir o impacto econômico da tragédia”, disse o ministro.
“Não há que se falar em cobrar energia das pessoas que estão literalmente em regiões alagadas”, afirmou.
As enchentes deixaram 560 mil unidades consumidoras sem acesso a energia elétrica. No momento, o MME afirma que 81 mil clientes do Rio Grande do Sul voltaram a ter acesso à energia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].