O mercado de energia solar no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nas inovações apresentadas ao setor. Um exemplo desse avanço são os clipes PowAR Slot ® da ARaymond para módulos com frames – empregados na Fazenda Bom Retiro, situada em Pirassununga (SP), com uma capacidade instalada de 3,3 MW.
Segundo a empresa, a tecnologia exclui a necessidade de parafusos e porcas, possibilitando uma instalação rápida e sem a necessidade de ferramentas específicas, como uma parafusadeira para o ajuste do torque, bastando apenas o encaixe do painel ao grampo de fixação.
Desde fevereiro de 2024, a usina solar, projetada pela Turin Energia e implementada pela EPCista Reserva Energia, gera 5,2 GWh de eletricidade anualmente, ocupando uma área de cinco hectares. A planta é equipada com 5.780 painéis, totalizando um investimento de R$ 11 milhões.
ARaymond fornece clipes fixadores para usina de 5 MW em São Paulo
De acordo com Fernando Labes, diretor da Turin, o PowAR Slot ® – que pode ser aplicado em diversos tipos de sistema, como solo, telhado e flutuantes – é encaixado em vez de parafusado, o que acelera a instalação e já realiza a função de aterramento. Além disso, facilita a manutenção e é mais durável, características essenciais para a eficiência e longevidade das usinas, especialmente em condições climáticas adversas.
Outra vantagem do clipe é que o mesmo já garante o aterramento dos painéis. Ao encaixar o módulo fotovoltaico ao grampo, a camada de anodização é rompida, permitindo o contato direto com o alumínio.
Ademais, o produto conta com uma baixa taxa de manutenção, já que dispensa a necessidade de manutenção do torque ao longo do tempo e, por fixarem os módulos por baixo, reduz o risco de danos causados às células, evitando possíveis hotspots. O equipamento é certificado pela SERMA TECHNOLOGIES de acordo com a norma IEC 61215 – 2016.
“A qualidade dos clipes ARaymond PowAR Slot ® é um diferencial importante, pois não só aceleram o processo de instalação, mas também garantem maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Isso resulta em economia de tempo e mão de obra, além de maior segurança para os sistemas fotovoltaicos”, ressaltou Rafael Ávila, gerente de contas do segmento de Energia da ARaymond Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.