Plataforma usa IA e design 3D para otimizar dimensionamento de baterias

BelEnergy, em parceria com Solextron, lança ferramenta que fornece também a base tarifária de cada projeto
Solução combina precisão, eficiência e automação no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos. Foto: BelEnergy/Divulgação

O mercado de energia solar no Brasil está em plena expansão, exigindo soluções tecnológicas que garantam precisão, eficiência e competitividade. Nesse cenário, a BelEnergy, em parceria estratégica com a empresa suíça Solextron, lança uma plataforma totalmente automatizada para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos.

A solução reúne tecnologia de ponta para cálculos precisos de geração solar, inteligência artificial, design 3D avançado com simulação de sombreamento, otimização de dimensionamento de baterias e propostas comerciais automatizadas.

“Atualmente, as plataformas nacionais de dimensionamento utilizam interpolações de dados sem relação com o modelo elétrico do sistema fotovoltaico. Isso gera incertezas devido às inúmeras variáveis envolvidas, como irradiância, nuvens, vento e temperatura”, disse Renato Minamisawa, fundador da Solextron.

“A Solextron chega para mudar esse panorama, integrando tecnologias de última geração para oferecer soluções completas que atendem às novas demandas de qualidade do mercado de energia solar atual”, ressaltou.

Imagem: BelEnergy/Divulgação

Solextron em grandes projetos: caso Belenus

Um exemplo do potencial da plataforma é sua aplicação na usina fotovoltaica do Grupo Belenus. Neste projeto, a Solextron foi utilizada para desenvolver um sistema de 1,2 MW, incluindo um banco de baterias otimizado, tanto financeiramente quanto energeticamente. 

Segundo a empresa, a plataforma é a única que automatiza o dimensionamento de sistemas solares com base em indicadores financeiros, como ROI e LCOE, e dados de geração de energia simulados com modelos complexos. 

Utilizando fontes confiáveis como Google Maps, ESRI e um banco meteorológico nacional calibrado, a ferramenta assegura a máxima precisão na localização dos projetos e na estimativa de geração fotovoltaica. 

A solução também fornece automaticamente a base tarifária de cada projeto, de acordo com a distribuidora de energia da região, e oferece relatórios técnicos detalhados e propostas comerciais personalizadas.

Imagem: BelEnergy/Divulgação

Design 3D e simulação realista

Outro diferencial da plataforma é sua capacidade de criar layouts 3D detalhados, contemplando medidas reais, obstruções e condições de sombreamento. Isso proporciona uma visualização realista do projeto, facilitando a tomada de decisões e o alinhamento com as condições do ambiente. 

BelEnergy atualiza grade de treinamento com foco em sistemas híbridos e baterias

A Solextron simula ainda o impacto do sombreamento ao longo do dia e do ano, otimizando a disposição dos módulos solares. Ademais, está em implementação o cálculo de carga estática nos painéis.

Com acesso a um catálogo atualizado de módulos, inversores e baterias da BelEnergy, a ferramenta recomenda os equipamentos mais adequados para cada projeto baseados nos critérios de otimização, bem como a divisão eficiente de strings e MPPTs garante o máximo desempenho do sistema fotovoltaico.

Projetos desenvolvidos pela Solextron

Ao todo, foram mais de 2 mil projetos desenvolvidos somente nos últimos 12 meses com a Solextron. Conforme a companhia, a plataforma oferece suporte completo para os profissionais do setor, auxiliando desde a concepção até a otimização de sistemas fotovoltaicos, garantindo soluções personalizadas e de alta qualidade.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal