GreenYellow conecta quatro usinas solares para a Quero-Quero

As unidades entregues somam, juntas, 5,63 MW e estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná
2 minuto(s) de leitura
11-07-23-canal-solar-GreenYellow conecta quatro usinas solares para a Quero-Quero
Quando as seis usinas estiverem todas conectadas, serão responsáveis por abastecer a operação de 100% da rede da varejista, composta por 550 lojas. Foto: Freepik

Quatro das seis usinas solares contratadas pela varejista gaúcha Quero-Quero junto à GreenYellow, em 2021, foram conectadas, nos últimos meses, à rede das respectivas concessionárias, no Sul do país.

Com isso, o acordo, que estabelece 7,80 MWp de capacidade instalada, já tem 5,63 MWp entregues para serem utilizados no abastecimento de 60% das operações das lojas do cliente.

As fazendas solares conectadas estão localizadas nas cidades de Venâncio Alves (duas unidades) e de Santa Cruz do Sul, ambas no Rio Grande do Sul, e em Alto Paraná, no território paranaense.

Até o momento, foram instalados mais de 9.620 painéis solares nos projetos finalizados. A geração total de 10 GWh anuais, que já estão disponíveis para a Quero-Quero, poderia evitar a emissão de 428 toneladas de CO2 no meio ambiente, no período de um ano.

De acordo com Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero, o fato de basear as operações dos estabelecimentos no consumo de energia fotovoltaica é uma forma da empresa integrar o importante movimento de transição energética que o Brasil vem promovendo na atualidade, e que tem feito com que o país suba rapidamente no ranking dos que mais crescem nesse segmento no mundo.

“É muito positivo para a nossa companhia optar pela utilização da energia solar por vários motivos, como alinhamento junto ao conceito ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução livre para o português), a utilização de um recurso que há em abundância no Brasil e, ainda, por redução de custos”, afirmou Furukawa.

Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow, contou que as duas outras usinas que fazem parte do contrato e estão em processo de implantação devem ser conectadas no segundo semestre deste ano e ficam localizadas em Guaíba (RS) e Mondaí (SC).

“É uma honra para a GreenYellow ser a parceira de organizações como a Quero-Quero, com a responsabilidade de fornecer energia limpa ao varejo, por meio de projetos de geração distribuída. Isso porque trata-se de um setor que detém muito potencial para crescer, uma vez que, no Brasil, atualmente, temos cerca de 4,8 milhões de comércios varejistas”, complementou Xavier.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal