Growatt NEO 2250-2500M-X2 e o avanço da energia limpa no Brasil

Microinversores estão ganhando popularidade por sua capacidade de maximizar a produção e simplificação do projeto dos sistemas
Canal Solar - Growatt NEO NEO 2250-2500M-X2 e o avanço da energia limpa no Brasil
Foto: Growatt/Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil se destacou globalmente em geração solar distribuída, impulsionado por regulamentações favoráveis, abundância de sol e uma demanda crescente dos consumidores por uma energia mais barata.

Os sistemas solares residenciais tornaram-se cada vez mais sofisticados, com os proprietários e instaladores brasileiros priorizando não apenas a eficiência, mas também a segurança, o monitoramento inteligente, a facilidade de instalação e a conformidade com as normas regulatórias.

Nesse cenário, os microinversores estão ganhando popularidade por sua capacidade de maximizar a produção e simplificação do projeto dos sistemas. Atendendo a essas tendências de mercado, a Growatt apresenta o NEO 2250-2500M-X2, um microinversor de última geração desenvolvido especialmente para as necessidades do mercado brasileiro.

Projetado para sistemas fotovoltaicos residenciais, este dispositivo monofásico entrega potência de saída entre 2250 W e 2500 W e conta com quatro MPPTs independentes. Isso permite uma otimização da geração de energia em cada painel solar — mesmo sob sombreamento parcial — tornando-o ideal para telhados urbanos com diferentes exposições ao sol.

Alto rendimento e confiabilidade

O NEO 2250-2500M-X2 suporta uma corrente de entrada de até 18A por módulo FV string, sendo compatível com módulos de alta potência. Com eficiência máxima de 96,5%, o microinversor garante maior geração de energia. Além disso, possui proteção DPS Tipo III no lado CA e grau de proteção IP67, assegurando resistência a condições climáticas adversas – desde a umidade do litoral até o calor intenso do interior.

Projetado para conformidade rápida

Os instaladores brasileiros sabem que entraves regulatórios podem atrasar projetos e aumentar os custos. Por isso, os modelos NEO 2250M-X2 e NEO 2500M-X2 já vêm certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e estão em total conformidade com a ABNT NBR 17.193, incluindo o limite de tensão de entrada CC de 60V.

O modelo NEO 2500M-X2 também é compatível com o processo de aprovação “fast track” da Resolução Normativa ANEEL nº 1.098/2024: com apenas três unidades, é possível montar sistemas de até 7,5 kW, simplificando o projeto e acelerando a conexão à rede.

Monitoramento inteligente e gestão simplificada

Atendendo à crescente demanda por soluções digitais no setor solar, a série NEO oferece monitoramento a nível de módulo, permitindo que usuários e instaladores acompanhem o desempenho de cada painel em tempo real. A operação e manutenção remotas também facilitam a gestão dos sistemas — um recurso especialmente valioso para a crescente frota de instalações em telhados espalhadas por áreas urbanas e rurais do Brasil.

A visão da Growatt para o Brasil

Já reconhecida como líder global em inversores residenciais, a Growatt vê o Brasil como um de seus mercados mais estratégicos na América Latina. Com o NEO 2250-2500M-X2, a empresa não está apenas trazendo tecnologia de ponta para os instaladores locais, mas também alinhando-se à transição do Brasil rumo a um modelo energético mais inteligente, resiliente e descentralizado.

Apoiada por parcerias locais sólidas, uma infraestrutura de suporte em expansão e uma visão focada na promoção da energia limpa, a Growatt pretende desempenhar um papel fundamental para tornar a energia solar mais acessível, confiável e inteligente para todos os brasileiros.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Foto de Growatt
Growatt
Fornecedora de soluções em energia distribuída, especializando-se na geração, armazenamento e consumo de energia sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.