7 de maio de 2021

Carrinho

Tudo sobre energia solar

Guia do Consumidor

Como contratar uma empresa de energia solar

| Nenhum comentário
Você já deve ter ouvido falar que ter energia solar em casa é um bom negócio. Não estamos falando dos tradicionais sistemas de aquecimento de água, mas dos sistemas fotovoltaicos -- que permitem produzir…
Guia do Consumidor

Como ter energia solar na minha casa

| Nenhum comentário
Como ter energia solar na minha casa Produzindo sua própria energia elétrica com um sistema fotovoltaico Você sabia que toda residência brasileira pode gerar sua própria energia elétrica?  Isso tornou-se possível com a publicação…
Guia do Consumidor

Em quanto tempo o sistema solar retorna o investimento?

| Um comentário
Em quanto tempo o sistema solar retorna o investimento? Tipicamente o tempo de retorno do investimento (payback) de um sistema fotovoltaico residencial no Brasil é em torno de 4 anos. Isso significa que depois…
Guia do Consumidor

O que é geração distribuída de energia elétrica?

| Nenhum comentário
O que é geração distribuída de energia elétrica? A geração distribuída é uma modalidade de geração de energia elétrica caracterizada pela proximidade dos geradores com os consumidores.  A geração distribuída é uma estratégia de…
Guia do Consumidor

Quanto custa ter energia solar?

| Nenhum comentário
Um sistema de energia solar fotovoltaica custa menos do que você imagina. Em alguns casos, pode não custar nada, pois a aquisição pode ser financiada e as parcelas do financiamento se pagam com a…
Guia do Consumidor

Como vai ficar minha conta de luz com a energia solar?

| Nenhum comentário
Logo após a instalação do sistema fotovoltaico você vai começar a economizar energia elétrica e já vai sentir a diferença na próxima conta de luz. Você vai gerar a maior parte da sua necessidade…

Principais Dúvidas

Quanto custa a energia solar?

O sistema solar deve ser dimensionado de acordo com a necessidade de energia de cada consumidor (empresa, residência, propriedade rural), portanto o custo varia de um projeto para o outro. De acordo com empresas de consultoria especializada do setor um sistema residencial típico, de 4 kW de potência, custa em média R$ 20 mil reais. O mais importante de tudo: o retorno do investimento de um sistema solar ocorre em torno de 3 a 4 anos, dependendo do local onde é instalado, e a eletricidade produzida por um sistema fotovoltaico é mais barata do que a energia comprada da distribuidora de energia elétrica.

Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

Para gerar energia elétrica com um sistema fotovoltaico você precisa basicamente de um conjunto de placas fotovoltaicas e um inversor eletrônico (ou microinversores). As placas solares (que também são chamadas de módulos ou painéis) produzem energia elétrica, que é convertida em corrente alternada pelo inversor, permitindo que todos os aparelhos ligados à rede elétrica possam ser abastecidos pela energia solar. Se não houver consumo, a energia excedente do sistema fotovoltaico é exportada para a rede elétrica e você recebe créditos de energia que serão descontados nas suas próximas faturas de energia elétrica.

Como funciona durante a noite?

Durante o período noturno ou nos dias nublados e chuvosos a sua propriedade continua sendo abastecida pela rede elétrica tradicional. Você sempre vai ter energia. O sistema solar fotovoltaico e a rede elétrica abastecem a sua propriedade simultaneamente. Quando existe geração solar, você consome menos energia da rede elétrica e isso proporciona economia na conta de luz.

Quais são os profissionais que preciso contratar para instalar na minha casa?

Para ter energia solar na sua propriedade é necessário contratar uma empresa instaladora. Existem muitas empresas instaladoras em todo o Brasil e você pode consultar o Guia de Empresas do Canal Solar para encontrar uma na sua cidade. A empresa vai realizar o dimensionamento do sistema solar a partir da sua conta de luz, vai realizar a instalação das placas solares no seu telhado e vai adicionar à sua propriedade as instalações elétricas necessárias para o funcionamento do sistema solar fotovoltaico.

Quanto tempo dura a o sistema de energia solar?

O principal componente do sistema solar são as placas fotovoltaicas. Elas têm uma durabilidade que pode ser bem maior do que 25 anos, tempo suficiente para você ter o retorno do seu investimento e desfrutar de muita economia na sua conta de luz. 

Como funciona as manutenções do sistema?

O sistema solar fotovoltaico praticamente não requer manutenção. Para detectar alguma falha, é importante que você acompanhe a produção de energia pelo sistema de monitoramento através de um aplicativo que o próprio fabricante do inversor vai fornecer. Você também pode contratar um serviço de manutenção da empresa que instalou o seu sistema fotovoltaico para realizar a limpeza dos painéis solares e fazer a inspeção dos componentes eletrônicos uma vez por ano.

energia solar
Consumidor

O que é energia solar?

| Um comentário
O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta. Recebemos energia solar suficiente para suprir milhares de vezes as necessidades mundiais em qualquer período considerado. Praticamente toda a energia usada pelo ser…


Cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdo gratuito toda semana