[gtranslate]

Huawei lança nova linha de baterias e inversor híbrido para residências 

Novos produtos foram anunciados pela multinacional chinesa em evento realizado nesta segunda-feira (14), em São Paulo
Huawei lança nova linha de baterias e inversor híbrido para residências 
Novas tecnologias da Huawei expostas no saguão do evento. Foto: Canal Solar

A multinacional chinesa Huawei realizou nesta segunda-feira (14), em São Paulo (SP), um evento de lançamento de novos produtos, como smartwatches e equipamentos para o setor de energia solar. 

No setor energético, a empresa apresentou uma nova linha de baterias para armazenamento de energia: a LUNA 2000-7/14/21-S1, e o inversor SUN 2000-7,5/10K-LC0, com programação inteligente para residências e que utiliza inteligência artificial para analisar padrões de pré-falha contra cenários adversos. 

A companhia também mostrou ao público um carregador ultrarrápido para veículos elétricos e o assistente de gerenciamento de energia Smart Gard + EMMA, que permite backup de energia fora da rede e programação inteligente de energia residencial. 

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, Rômulo Horta, diretor de desenvolvimento de negócios da Huawei Digital Power, deu mais detalhes sobre os novos produtos – que devem chegar ao mercado brasileiro entre o final deste ano e o começo de 2025. Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Evento da Huawei contou com apresentação de novos produtos. Foto: Canal Solar

 A Huawei apresentou uma série de produtos neste evento para o setor de energia solar, como uma nova linha de armazenamento, um inversor para sistemas residenciais e também um carregador veicular residencial ultrarrápido. Você poderia, inicialmente, falar um pouco sobre essa nova família de baterias? 

Claro! Em termos de armazenamento, estamos trazendo uma nova família de baterias, chamada Luna, com módulos de 7 kWh cada. 

É possível combinar até três módulos fotovoltaicos, alcançando uma capacidade total de 21 kWh, o que atende à maioria das necessidades residenciais no Brasil.

Nosso sistema também oferece segurança e eficiência, com inteligência artificial para gerenciar o desempenho das células da bateria. 

Isso é importante porque, em sistemas tradicionais, se uma célula se degrada, todo o sistema perde desempenho. No nosso caso, é possível manter o desempenho máximo das células saudáveis, sem impactar a performance geral.

Rômulo Horta, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Huawei Digital Power

Pode dar um exemplo dessa aplicação no dia a dia?

Com certeza! O sistema de baterias pode ser utilizado em uma configuração híbrida. 

Durante o dia, a energia solar gerada pelo inversor é usada diretamente, enquanto à noite ou em momentos sem insolação, a bateria entra em ação. 

Além disso, o sistema é vantajoso em locais onde não compensa injetar energia na rede da concessionária.

Com as tarifas sendo constantemente atualizadas, faz cada vez mais sentido armazenar e consumir a energia dentro da própria residência, minimizando a dependência da rede e evitando a perda de créditos.

Já temos uma previsão de disponibilidade deste produto para o público?

Sim, alguns de nossos parceiros já estão se preparando para trazer o produto ao Brasil. A expectativa é que ele esteja disponível no portfólio no início do próximo ano.

Alguma distribuidora específica já envolvida?

Sim, todos os nossos distribuidores principais estão conosco nessa iniciativa, como a Bell Energy e a Sou Energy, com garantia para cobertura nacional. 

E sobre o inversor híbrido residencial, o que você pode destacar?

Os nossos inversores para sistemas residenciais já estão preparados para operar tanto com geração direta para consumo quanto para armazenamento em baterias, inclusive com os modelos já instalados nos clientes. Ele deve estar disponível para o público até o final de novembro.

O que tem de diferencial nesse novo inversor para o mercado?

O mercado brasileiro está em constante atualização e uma mudança recente na regulamentação facilita a aprovação de projetos com até 7,5 kWh por meio de um processo chamado fast track, que permite aprovação quase automática pela concessionária. 

Nosso inversor foi desenvolvido para se enquadrar exatamente nessa capacidade, atendendo à nova demanda do mercado. 

Então, aquela questão da inversão de fluxo em estados como Minas Gerais, por exemplo, é totalmente solucionada com essa tecnologia?

Exatamente. Todos os nossos inversores vêm com um sistema de proteção contra arco elétrico, o que agora se tornou obrigatório no Brasil. Isso garante que nossos produtos já estejam prontos para atender às novas regulamentações.

Nossos produtos já incluem a função de Rapid Shutdown, e o inversor também conta com uma solução chamada de otimizador, que realiza esse desligamento automático nos módulos quando necessário em questão de meio milésimo de segundo. 

Outra novidade apresentada foi o Smart Gard + EMMA. Poderia explicar um pouco mais sobre essa tecnologia? 

Vamos lá! Esse é um medidor de energia inteligente que permite ao cliente monitorar o consumo da sua residência, além da energia excedente gerada pelos módulos fotovoltaicos.

Esse produto também pode ser integrado a outras tomadas inteligentes da casa, possibilitando uma verificação detalhada do consumo em tempo real.    

E sobre o novo carregador veicular?

Além da bateria e do inversor, estamos trazendo o nosso carregador veicular. Já temos o modelo tradicional para residências, e, em breve, lançaremos um super carregador para eletropostos. 

Com ele, cada segundo de carga proporciona aproximadamente um quilômetro de autonomia. Então, por exemplo, enquanto você toma um café, pode obter 400 km de autonomia.

Para exemplificar: um veículo com 280 km de autonomia levaria 280 segundos para carregar de 0 a 100%?

Exatamente. Em menos de 10 minutos, você teria uma carga completa, comparável ao tempo necessário para abastecer um carro a combustão em um posto tradicional. Acreditamos que até o final deste ano ou início do próximo ele estará disponível no mercado.

E quanto aos preços de todos esses equipamentos lançados? Já há algo que você possa adiantar?

Ainda não consigo informar o preço exato, mas posso garantir que será muito competitivo em relação ao que o mercado oferece atualmente.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.