A multinacional chinesa Huawei realizou nesta segunda-feira (14), em São Paulo (SP), um evento de lançamento de novos produtos, como smartwatches e equipamentos para o setor de energia solar.
No setor energético, a empresa apresentou uma nova linha de baterias para armazenamento de energia: a LUNA 2000-7/14/21-S1, e o inversor SUN 2000-7,5/10K-LC0, com programação inteligente para residências e que utiliza inteligência artificial para analisar padrões de pré-falha contra cenários adversos.
A companhia também mostrou ao público um carregador ultrarrápido para veículos elétricos e o assistente de gerenciamento de energia Smart Gard + EMMA, que permite backup de energia fora da rede e programação inteligente de energia residencial.
Queda no preço das baterias faz armazenamento entrar no radar dos brasileiros
Em entrevista exclusiva à redação do Canal Solar, Rômulo Horta, diretor de desenvolvimento de negócios da Huawei Digital Power, deu mais detalhes sobre os novos produtos – que devem chegar ao mercado brasileiro entre o final deste ano e o começo de 2025. Confira abaixo os principais trechos da entrevista.
A Huawei apresentou uma série de produtos neste evento para o setor de energia solar, como uma nova linha de armazenamento, um inversor para sistemas residenciais e também um carregador veicular residencial ultrarrápido. Você poderia, inicialmente, falar um pouco sobre essa nova família de baterias?
Claro! Em termos de armazenamento, estamos trazendo uma nova família de baterias, chamada Luna, com módulos de 7 kWh cada.
É possível combinar até três módulos fotovoltaicos, alcançando uma capacidade total de 21 kWh, o que atende à maioria das necessidades residenciais no Brasil.
Nosso sistema também oferece segurança e eficiência, com inteligência artificial para gerenciar o desempenho das células da bateria.
Isso é importante porque, em sistemas tradicionais, se uma célula se degrada, todo o sistema perde desempenho. No nosso caso, é possível manter o desempenho máximo das células saudáveis, sem impactar a performance geral.
Pode dar um exemplo dessa aplicação no dia a dia?
Com certeza! O sistema de baterias pode ser utilizado em uma configuração híbrida.
Durante o dia, a energia solar gerada pelo inversor é usada diretamente, enquanto à noite ou em momentos sem insolação, a bateria entra em ação.
Além disso, o sistema é vantajoso em locais onde não compensa injetar energia na rede da concessionária.
Com as tarifas sendo constantemente atualizadas, faz cada vez mais sentido armazenar e consumir a energia dentro da própria residência, minimizando a dependência da rede e evitando a perda de créditos.
Já temos uma previsão de disponibilidade deste produto para o público?
Sim, alguns de nossos parceiros já estão se preparando para trazer o produto ao Brasil. A expectativa é que ele esteja disponível no portfólio no início do próximo ano.
Alguma distribuidora específica já envolvida?
Sim, todos os nossos distribuidores principais estão conosco nessa iniciativa, como a Bell Energy e a Sou Energy, com garantia para cobertura nacional.
E sobre o inversor híbrido residencial, o que você pode destacar?
Os nossos inversores para sistemas residenciais já estão preparados para operar tanto com geração direta para consumo quanto para armazenamento em baterias, inclusive com os modelos já instalados nos clientes. Ele deve estar disponível para o público até o final de novembro.
O que tem de diferencial nesse novo inversor para o mercado?
O mercado brasileiro está em constante atualização e uma mudança recente na regulamentação facilita a aprovação de projetos com até 7,5 kWh por meio de um processo chamado fast track, que permite aprovação quase automática pela concessionária.
Nosso inversor foi desenvolvido para se enquadrar exatamente nessa capacidade, atendendo à nova demanda do mercado.
Então, aquela questão da inversão de fluxo em estados como Minas Gerais, por exemplo, é totalmente solucionada com essa tecnologia?
Exatamente. Todos os nossos inversores vêm com um sistema de proteção contra arco elétrico, o que agora se tornou obrigatório no Brasil. Isso garante que nossos produtos já estejam prontos para atender às novas regulamentações.
Nossos produtos já incluem a função de Rapid Shutdown, e o inversor também conta com uma solução chamada de otimizador, que realiza esse desligamento automático nos módulos quando necessário em questão de meio milésimo de segundo.
Outra novidade apresentada foi o Smart Gard + EMMA. Poderia explicar um pouco mais sobre essa tecnologia?
Vamos lá! Esse é um medidor de energia inteligente que permite ao cliente monitorar o consumo da sua residência, além da energia excedente gerada pelos módulos fotovoltaicos.
Esse produto também pode ser integrado a outras tomadas inteligentes da casa, possibilitando uma verificação detalhada do consumo em tempo real.
E sobre o novo carregador veicular?
Além da bateria e do inversor, estamos trazendo o nosso carregador veicular. Já temos o modelo tradicional para residências, e, em breve, lançaremos um super carregador para eletropostos.
Com ele, cada segundo de carga proporciona aproximadamente um quilômetro de autonomia. Então, por exemplo, enquanto você toma um café, pode obter 400 km de autonomia.
Para exemplificar: um veículo com 280 km de autonomia levaria 280 segundos para carregar de 0 a 100%?
Exatamente. Em menos de 10 minutos, você teria uma carga completa, comparável ao tempo necessário para abastecer um carro a combustão em um posto tradicional. Acreditamos que até o final deste ano ou início do próximo ele estará disponível no mercado.
E quanto aos preços de todos esses equipamentos lançados? Já há algo que você possa adiantar?
Ainda não consigo informar o preço exato, mas posso garantir que será muito competitivo em relação ao que o mercado oferece atualmente.
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3 respostas
muito bom gostaria de receber novidades
Com o cenário atual onde pedidos de conexão de MMGD com potências mínimas, estão sendo negado por inversão de fluxo, está solução por armazenamento em baterias atende a uma das opções indica no artigo 73 da REN 1000 ANEEL. Baterias com capacidades maiores será o caminho para o mercado de MMGD em expansão exponencial.
porque nenhuma empresa está lançando kit residencial que já cumpra todos os papéis de uma única vez e use baterias de carro/caminhão ? Quem colocou placa Solar em casa a mais de 10 anos sabe que bateria de lítio dura no máximo 6 anos, e custa caro ao se comparar com bateria de carro, pois bateria de carro pode descarregar até o fim numa noite e no outro dia recarregar normalmente, ja a bateria de lítio não pode descarregar de vez, nem carregar por completo, sua faixa ideal de uso é entre 30% e 80% , ou seja, pra durar a noite toda acaba sendo necessário muito mais quantidade de baterias de litio para que cumpra o tempo de conseguir dar energia a noite toda antes que descarregue a menos de 30% , ou seja, a comparação da bateria de carro com as baterias de lítio tem sido comparação injusta pois não levam esse cenário em comparação ( e é o que acontece na vida real) portanto pra usar bateria de lítio precisa usar na verdade muito mais baterias, o que encarece demais a coisa, quem ja tem placa solar por mais de 10 anos e ja usou bateria de carro, de caminhão, bateria estacionária, bateria de gel, estacionária de lítio, e também células de litio de laptop formando células, no final percebi que a melhor bateria é a de carro ou de caminhão, bateria de chumbo acido mesmo, ou essas novas livres de manutenção, uma bateria de caminhão de 300 reais dura 4 anos, 30% menos tempo que a de lítio, mas pelo preço compensa muito, e pela capacidade de poder usar carregadores menos tecnológicos o custo final é bem melhor, fora que bateria de caminhão não corre o risco de explodir como as de litio explodem, por tudo isso essas empresas de kit residencial deveriam focar em criar seus aparelhos de gerenciamento de maneira que a pessoa possa comprar esse kit sem as baterias junto, ou seja, a Fabricante do kit vender só o carregador veicular e o aparelho centralizador que vai receber a energia vindo dos painéis solares, energia da rua, e energia das baterias de carro /caminhão, e esse centralizador teria a saida de energia pra abastecer a casa e a saida pra conectar o carregador veicular, assim esse kit seria vendido bem barato e serviria pra resolver por completo a gestão de energia da casa, e no quesito energia solar deixe colocar quantos painéis solar quiser, e quantas baterias quiser, e o aparelho identifique sozinho se a energia vindo dos painéis Solares e das baterias está com mais amperagem ou mais voltagem ( por ter sido ligado em paralelo), e a ideia mais revolucionária de todas seria o aplicativo que celular desse aparelho deixar a pessoa fazer testes das Baterias e das placas solares individualmente, por exemplo, a pessoa conectar o fio em uma única bateria e adicionar o desenho de uma bateria no aplicativo e o aparelho de medir a amperagem e a voltagem dessa bateria, carregar e descarregar esta única bateria e assim um aparelho conhecer esta bateria a fundo, depois a pessoa adicionar outro desenho de outra bateria no aplicativo e testar só a outra bateria conectada no cabo, e o aparelho fazer os testes, e por fim o aparelho dar as opções do que pode ser feito para unir essas baterias da melhor forma, ou seja, depois dos Testes já feitos em cada bateria individualmente o aplicativo deste aparelho centralizador vai dizer para a pessoa qual é a melhor forma de ligar estas baterias, por exemplo se a pessoa adicionar seis baterias de caminhão um aplicativo e tiver feito os testes individualmente com cada uma delas o aparelho pode por exemplo mandar a pessoa ligar três baterias em paralelo e outras duas em paralelo e depois unir o positivo no negativo formando o circuito de dobrar a voltagem apenas com 5 baterias, (3+2) , esse tipo de cálculo descartando a bateria mais fraca é algo bem profissional que os engenheiros fazem e um aparelho desses tendo um software completo Poderia ajudar a pessoa a fazer, e por exemplo o próprio aparelho dizer qual é o defeito da bateria mais fraca, ou como alternativa pedir para comprar mais uma e unir essas duas em paralelo também e depois somar ao conjunto, e esse tipo de teste também acontecer com as placas solares para o próprio aparelho dizer quantas placas devem ser ligadas em paralelo e não devem ser ligadas em paralelo e isto resultar no melhor design final de placas e de baterias de modo que tudo nesse aparelho centralizador seja na sua melhor forma, e claro, com o carregador veicular sendo um segundo aparelho a ser ligado neste aparelho centralizador então quando o carregador veicular estiver em funcionamento o aparelho centralizador estará lhe entregando energia solar e das Baterias ao mesmo tempo e se precisar também entregará a energia vindo da rua junto, ou seja, o aparelho centralizador conseguindo pegar energia de três origens e juntá-las para entregar o máximo de energia para o carregador veicular poder entregar a carga rápida ao carro, desse jeito em vez de um carregador veicular caseiro (ligado no 220v da residência) levar 8 horas para carregar um veículo elétrico, em vez disso o carregador de parede na garagem da casa estaria recebendo energia vindo dessa unidade centralizadora que pegaria energia da placa solar, da bateria e da rua ao mesmo tempo, entregando três fios de 220v para o carregador … ou seja, 660 volts, isso ainda não é tão rápido quanto os carregadores do Shopping mas seria suficiente para reduzir o tempo de 8 horas para 3 horas para carregar o veículo em casa, ou então 4 horas utilizando apenas a bateria e a energia solar (de dia), ja a noite seria apenas energia da bateria mesmo ( 8 horas) ou baterias + energia da rua ( 4 horas ), mas caso esse aparelho gerenciador tiver a possibilidade de ter uma porta de saída e uma porta de entrada dedicadas pra se conectar diretamente a outro aparelho desse em outra residência ( ou ao aparelho da vaga do seu vizinho qo lado da sua vaga em seu prédio) então seria possível seu carregador veicular receber energia vindo do seu apartamento centralizador e também energia vindo do aparelho centralizador do seu vizinho, e portanto
o seu carregador veicular receber 6 fios de ( 3 pares de 220v) ( 660v vindos do seu centralizador e outros 660v vindos do centralizador do seu vizinho de vaga do prédio), portanto seu carro poderia carregar super rápido com 1.320 volts e ja mostrar no seu aplicativo e no aplicativo do seu vizinho quanto de energia você deve a ele, sendo que seu vizinho também vai estar com baterias ligadas ao Pack dele, podendo o kit dele estar ou não com energia vindo da rua, baterias e placa solar ligadas no aparelho dele, talvez seu vizinho coloque um kit apenas com bateria e placa solar, sem ligar energia vindo da rua no aparelho centralizador dele, ou ligue só placa solar e energia da rua, sem baterias, esta é uma opção pessoal de cada um, mas fato é que tanto você quanto seu vizinho poderiam usar cada um seu carregador e usar (ou não) a energia completa de 1320v com energia vindo de dois kits centralizadores ao mesmo tempo e assim ter super velocidade de carregamento mesmo seu próprio kit tendo só 660v … talvez possam criar kits assim que possam pegar energia vindo de 8 vizinhos ao mesmo tempo e assim o carregador veicular da casa das pessoas possa ser tão potente quanto o carregador super rápido do shopping, e ao mesmo tempo sem nenhum dos fios estar passando energia alta demais, pois sriam varios fios ( vindos de varios locais), seria muito fio? sim, seria, mas haveria a segurança de todos ser fios com energia normal de no máximo 220v em cada fio, sem risco de derreter fios nem de pegar fogo em nada, se criarem esses aparelhos centralizadores e os carregadores e todos visiveis em aplicativo e no próprio aplicativo mostrar quanto de consumo eu fiquei devendo ao meu visinho, e houver um campo no aplicativo pra digitar o custo por kilowat em reais e dai o proprio aplicativo dizer o valor que eu devo aos meus vizinhos então a coisa pode dar certo, poderia até ter integração com carteira cripto onde a pessoa deixe la depositado um valor em stablecoin do real ou stablecoin do dolar e a cada uso feito o aplicativo ja pague aos meus vizinhos tirando a stablecoin da minha carteisa cripto e pagando na carteira cripto dos meus vizinho, e vice versa, assim todo mundo que usou energia dos vizinho pra dar a carga rápida no carro ja estaria pagando de imediato, as placas solares e baterias dos vizinhos que vivem viajando nunca estariam sub-utilizadas, estariam em uso e isso geraria uma fonte de renda para meus vizinhos idosos, e claro, eu convenceria até meus vizinhos idosos que tem dirigem a colocar painéis solares e um kit desses em suas casas ( casas essas que são de veraneio, eles nem nunca estão em casa), meus visinhos (idosos ricos) farão o investimento pra ter o kit na casa deles e assim eu terei carga rápida no meu carro pagando pouco e eu mesmo tendo colocado meu kit só com baterias e energia da rua ( sem eu colocar muita placa solar) ( pois eu moro em predio e tenho apenas minha vaga de garagem, enquanto meus vizinhos são todos casas onde la sim danpsa por bastante placas solares) , é essa a solução que tanto precisamos, uma solução que anime as pessoas ricas de colocar placas solares e o kit em suas casas na intenção deles fornecer energia e lucrar em cima de seus vizinhos, e isso ajudará a mim também ( que sou o vizinho disposto a pagar pra ter carga rápida em minha vaga de gasagem do prédio mesmo que sabendo que eu terei de pagar por essa energia a meus vizinhos ja que no meu prédio não posso por muita placa solar pra mim e mesmo podendo uma andorinha só não faz verão, um kit só ele geraria potencia insuficiente pra um carregador rápido igual ao de shopping, já varios kits juntos sim podem fazer um carregador super charger funcionar bem e dar a carga rápida que meu carro merece, é apenas questão de tempo até perceberem isto ( que os kits residenciais nao precisam ser robustos, precisam apenas ter a capacidade de se unir para o carregador Turbo Charger poder funcionar, e claro, essa troca de pagamentos entre visinhos ser algo automático, então a vontade de lucrar sobre seus vizinhos vai ser o motivo número 1 para que idosos ricos instalem o kit em suas casas ( mesmo sendo idosos que nem dirigem e nem ficam nessas casas ), uma vez entendo que a maioria dos clientes ricos são idosos e hoje nada os atrai a instalar o kit e este ambiente atratibo passe a existir então aí sim muitos kits serão instalados e criarão um verdadeiro ambiente propício a existir carregadores rápidos nas residências, do contrário os compradores de carros elétricos vão continuar sendo vítimas de carregadores lentos em suas residências mesmo após instalar um kit , pois os kits residênciais de hoje são mesmo incapazes de dar carga rapida usando só a energia gerada em uma única residência, e as baterias colocadas em casa ( mesmo usando grandes Packs de bateria de lítio) sempre são menores que a bateria do carro, só mesmo colocando 3 paks de bateria da tesla em casa paea se ter mais energia que a bateria do carro e conseguir de fato carregar o carro por completo usando só a energia das baterias do pack de casa, e isso é muito caro, a Huawei não vende packs de bateria nem tão grandes e nem comparaveis aos paks da Tesla, e mesmo que passe a vender ele vai ser caro e proibitivo a brasileiros ( assim como o kit da tesla é hoje inviável pra brasileiros), a solução tem mesmo que ser a venda só do kit sem baterias, deixar o usuário utilizar baterias de caminhão ( e o kit ser feito pra esse tipo de bateria), e existir essa possibilidade de conectar kits dos vizinhos ao seu, pra ai sim se ter energia suficiente para o carregador ser de carga rápida da mesma velocidade dos carregadores do Shopping, se não for assim não vai