HYXiPOWER destaca inovações de armazenamento com inteligência artificial na SNEC

Empresa apresentou soluções de armazenamento e energia inteligente para aplicações residenciais, C&I e utility-scale
Canal Solar - HYXiPOWER destaca inovações de armazenamento com inteligência artificial na SNEC
Produtos expostos no estande da empresa. Foto: HYXiPOWER/Divulgação

A HYXiPOWER apresentou na SNEC 2025 seu portfólio completo de soluções para armazenamento e gestão inteligente de energia. Sob o tema “AI for all, all for life”, a empresa destacou inovações que vão desde sistemas compactos para aplicações residenciais até soluções de grande porte para projetos de utility-scale e industriais.

Um dos principais destaques foi o Smart Residential Energy Zone, onde a companhia exibiu soluções projetadas para atender diferentes perfis de consumidores. Nesse espaço, a protagonista foi a All-in-One ESS, considerada a primeira solução do setor sem fio, conforme a fabricante, que elimina a necessidade de medidores ou TCs externos.

Com instalação simplificada – feita em poucos minutos – o equipamento conta com grau de proteção IP67, segurança de nível automotivo e alta confiabilidade para operações de longo prazo.

Outra novidade foi o Balcony Micro Storage System, uma solução compacta e plug-and-play, voltada para ambientes menores, como varandas. O sistema oferece capacidade de até 10,24 kWh, entrada de 1.200 W e compatibilidade com 99% dos microinversores do mercado, facilitando a adoção de armazenamento residencial.

Foto: HYXiPOWER/Divulgação
Foto: HYXiPOWER/Divulgação

Soluções para o mercado utility-scale

Para atender projetos de maior porte, a HYXiPOWER levou à feira sua linha dedicada ao segmento de utility-scale. No espaço Utility-Scale Zone, foram apresentados dois sistemas: um inversor de string trifásico de 320 kW e um ESS em contêiner de 5 MWh.

Ambas as soluções são equipadas com a tecnologia AFCI baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela própria empresa, além de proteção de nível automotivo, garantindo alto desempenho, robustez e segurança operacional para projetos fotovoltaicos de grande escala.

Foto: HYXiPOWER/Divulgação

Soluções para aplicações C&I

No segmento C&I (comercial e industrial), a companhia apresentou três novos gabinetes de bateria externos, desenvolvidos para implantação global, com arquitetura flexível e adaptável. Esses sistemas foram projetados para diferentes perfis de operação, desde ciclos diários simples até demandas contínuas e ininterruptas.

Destaque também para o lançamento do sistema híbrido modular em formato “backpack-style”, que integra um inversor de 125 kW diretamente acoplado a um gabinete de bateria de 215 kWh. O design vertical otimiza espaço e é construído sobre uma arquitetura de acoplamento em corrente contínua.

Segundo a fabricante, a tecnologia minimiza perdas por conversão, aumenta a eficiência energética e elimina a necessidade de inversores adicionais e equipamentos de rede em corrente alternada. Além disso, reduz significativamente o investimento inicial e os custos de O&M (operação e manutenção).

A solução oferece flexibilidade para aplicações como:

  • Autoconsumo;
  • Redução de picos de demanda;
  • Implantações completas de microrredes.
Foto: HYXiPOWER/Divulgação

Inovação baseada em inteligência artificial

Além dos produtos, a HYXiPOWER apresentou no Innovation Showcase um panorama completo de suas frentes de P&D (pesquisa e desenvolvimento).

Entre as inovações, estavam:

  • Algoritmos MPPT otimizados por inteligência artificial;
  • Modelos de previsão energética em várias escalas;
  • Uma plataforma de nuvem inteligente totalmente redesenhada, que melhora a gestão dos sistemas e a operação remota das soluções.

Presença global

Atualmente, a empresa está presente em mais de 100 países, apoiada por uma rede de mais de 1.000 parceiros globais e com mais de 200 certificações internacionais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.