Interligação Brasil-Bolívia é destaque em novo plano de transmissão do MME

Projetos contemplam reforços para Acre, Rondônia, Belo Horizonte, São Paulo e melhorias estruturais na região Sul
Interligação Brasil-Bolívia é destaque em novo plano de transmissão do MME
Foto: Freepik

Já está disponível a primeira emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) de 2025, que orienta as futuras concessões de expansão do sistema de transmissão no país.

Elaborado com base em estudos da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o plano, lançado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), tem horizonte de seis anos e lista obras consideradas essenciais para garantir maior confiabilidade e segurança no atendimento ao mercado consumidor.

Um dos pontos de maior destaque é a interligação internacional Brasil-Bolívia (Etapa I). O estudo da EPE propõe a construção de dois novos pátios de 500 kV nas subestações Rio Brilhante e Chapadão, no Mato Grosso do Sul, com capacidade total de 3.600 MVA, além de 860 quilômetros de linhas de transmissão em 500 kV.

A medida busca ampliar a margem de conexão de novas fontes de geração ao SIN (Sistema Interligado Nacional) e reforçar a integração energética entre os dois países.

Outra frente relevante envolve os reforços estruturais no sistema Acre-Rondônia, considerados vitais diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O plano propõe intervenções que praticamente dobram a capacidade de importação e exportação de energia desses estados, fortalecendo a resiliência e garantindo mais confiabilidade ao suprimento local.

No Centro-Oeste, além da interligação com a Bolívia, está prevista ainda a criação da subestação Matrinchã 2 (230/138 kV) e 291 km de novas linhas de transmissão em Goiás.

Já o Sudeste recebe atenção em dois estudos prioritários. O primeiro, em Minas Gerais, propõe a nova linha de transmissão em 500 kV entre Santos Dumont 2 e Leopoldina 2, eliminando sobrecarga em instalações críticas da região de Belo Horizonte e Mantiqueira.

O segundo prevê reforço no coração da cidade de São Paulo, com a instalação da subestação Santana (500/345 kV), voltada a suprir a crescente demanda do setor de data centers e grandes consumidores.

Na região Sul, foram aprovadas ampliações baseadas em diversos estudos que abrangem Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre as obras destacam-se a construção da subestação Iguaçu (525/230 kV), Boa Vista do Buricá 2 (230/69 kV), Barigui 2, além de novos pátios em Curitiba Oeste e Uberaba. Também estão previstas linhas de transmissão em 525 kV e 230 kV, destinadas a reforçar a confiabilidade e ampliar a capacidade de atendimento em áreas estratégicas.

Com o POTEE 2025 aprovado, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) dará início aos processos licitatórios e autorizações necessários para viabilizar os empreendimentos.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.