IPCA sobe 0,48% em setembro com impacto da energia elétrica

Alta reflete aumento de 10% na conta de luz; alimentos caem e bandeira tarifária deve trazer alívio
IPCA sobe 0,48% em setembro sobre energia elétrica e deve desacelerar em outubro
Foto: Canva

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,48% em setembro, encerrando a deflação registrada em agosto. O principal fator para a alta foi o avanço de 10,31% na energia elétrica, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (9). No acumulado de 12 meses, o IPCA chegou a 5,17%.

Apesar da alta mensal, analistas apontam sinais de alívio nos próximos meses. “O dado de setembro mostrou uma composição benigna, com deflação dos preços dos alimentos e descompressão nos preços dos serviços”, afirma Felipe Rodrigo Oliveira, economista-chefe da MAG Investimentos.

Segundo ele, a inflação deve desacelerar em outubro, caso se confirme a esperada mudança da bandeira tarifária da energia elétrica, saindo do patamar vermelho 2 para o vermelho 1.

Entre os destaques de baixa, o grupo Alimentação e bebidas recuou 0,26%, puxado pelas quedas nos preços do tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%) e arroz (-2,14%). “O resultado desse grupo ajudou a segurar o que poderia ser uma inflação maior”, pontua Oliveira.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.