A Karpowership, player de destaque em usinas termelétricas no Brasil, acaba de inaugurar a usina fotovoltaica UFV Itaguaí, localizada no município homônimo, no Rio de Janeiro. O empreendimento marca a ampliação da atuação da empresa no país, agora com investimentos no segmento de geração distribuída.
Segundo a empresa, a UFV Itaguaí tem 2,06 MWp e custou R$ 10 milhões para ser construída com tecnologia de painéis bifaciais e inversores CSI-125K-T600 da Canadian Solar, garantido uma otimização do solo em até 20% em comparação aos sistemas convencionais.
A nova usina – que está conectada à rede da concessionária Light – tem capacidade suficiente para atender 1.500 residências, com base em um consumo médio de 150 kWh/mês.
“Essa planta solar em Itaguaí simboliza nosso investimento no futuro da energia limpa no Brasil. Estamos comprometidos com soluções que conciliam geração segura, econômica e ambientalmente responsável”, afirma Gilberto Bueno, country manager da Karpowership no Brasil, em nota à imprensa.
A Karpowership iniciou suas operações no Brasil em 2021, após vencer o leilão de térmica emergencial promovido pelo governo federal para mitigar os riscos de racionamento.
Atualmente, a empresa opera quatro usinas térmicas flutuantes de geração e regaseificação, totalizando 560 MW de potência instalada, todas localizadas no estado do Rio de Janeiro.
A companhia anunciou a intenção de habilitar até 2 GW em projetos de geração de energia para o próximo Leilão de Reserva de Capacidade, previsto para o primeiro trimestre de 2026, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.