A Electro Graphics, empresa desenvolvedora de softwares para projetos de engenharia elétrica, fotovoltaica e automação industrial, lançou a Linha Ampère 2025, com o objetivo de atender às crescentes demandas do setor elétrico, com destaque para a conexão de fontes renováveis à rede.
Segundo a empresa, com foco em melhorar a precisão dos cálculos e a eficiência dos projetos, a atualização busca preencher lacunas importantes do mercado, como o estudo detalhado de tensão, potência reativa e integração com sistemas fotovoltaicos, eólicos e híbridos.
O que há de novo na versão 2025?
Ao Canal Solar, a empresa informou que a nova linha 2025 traz avanços significativos em desempenho, interface e funcionalidades. “Agora, o software aproveita melhor o poder de processamento dos computadores, garantindo mais agilidade na realização de cálculos em BT (Baixa Tensão), MT (Média Tensão) e CC (Corrente Contínua)”, informou a empresa.
Entre os principais recursos incluídos estão:
- Seletividade: Novas funções para um controle ainda mais preciso;
- Gerenciamento do atraso mecânico para disjuntores de MT;
Seção de Corte: Ferramentas específicas para projetos de ampliação – A função tem como objetivo definir a conexão de um novo projeto a partir de um quadro existente da instalação, e não diretamente a uma fonte de energia (gerador) ou à rede da distribuidora. Através dessa função, é possível informar valores de correntes de proteções e queda de tensão que possui no quadro existente, assim, o novo projeto já é calculado considerando as condições reais do sistema. - Gerenciamento e análise de transformadores de corrente e tensão em BT;
- Verificação automática da consistência dos cabos atribuídos à instalação;
- Arc Flash: Novos relatórios para análise de arco elétrico;
- Quadros Elétricos: Funcionalidades avançadas para edição e gerenciamento;
- Atualização do EGlink: Compatibilidade com o Revit 2025;
- Ampère Evolution: Gerenciamento das curvas de capability P/Q e V/Q
Professional x Evolution: o que muda?
A versão Ampère Evolution se diferencia da Professional pelo foco ampliado em sistemas com geração distribuída e fontes renováveis. Ela oferece:
- Cálculo avançado para curvas de capability P/Q e V/Q;
- Gerenciamento de Geradores eólicos;
- Gerenciamento de Bancos de capacitores e Reatores Shunt para compensação da potência reativa dos geradores;
- Dimensionamento guiado do gerador fotovoltaico (função semelhante ao do software SOLergo).
Curvas P/Q e V/Q: precisão para energias renováveis
A empresa destacou que a inserção das curvas P/Q diretamente dos fabricantes, permite uma análise muito mais precisa da potência reativa que um sistema pode fornecer à rede.
Para a empresa, isso facilita decisões técnicas importantes, como a necessidade de capacitores ou reatores, e contribui para que o projeto esteja em conformidade com as normas das distribuidoras.
“Essas simulações permitem que engenheiros entendam como a rede elétrica se comportará diante das flutuações inerentes à geração de energia renovável. Diferente das usinas termelétricas ou hidrelétricas, que têm uma produção de energia mais estável e controlável, a geração de energia eólica e solar é intermitente e depende de fatores ambientais, o que ocasiona flutuações na tensão da rede elétrica, e que podem ser prejudiciais se não forem gerenciadas”, afirmou a empresa.
Na avaliação da companhia, isso permite o dimensionamento correto de inversores, transformadores, baterias e demais componentes, garantindo sistemas mais robustos e confiáveis.
Ainda de acordo com a empresa, o dimensionamento adequado de equipamentos como inversores, transformadores e dispositivos de compensação de potência reativa é facilitado pela análise das variações de tensão.
“Além de permitir determinar o tamanho ideal para sistemas de armazenamento de energia, como baterias. As baterias podem absorver o excesso de energia gerado em momentos de alta produção e liberá-la quando a geração cair, ajudando a minimizar as variações de tensão e a manter a estabilidade da rede”, completou a entidade.
Integração de usinas com a rede elétrica
A Linha Ampère é uma aliada no planejamento da conexão de pequenas e médias usinas à rede elétrica. O software permite:
- Dimensionamento técnico de cabos, disjuntores e transformadores;-
- Estudos de curto-circuito e quedas de tensão;
- Avaliação do impacto da usina na rede existente;
- Definição de dispositivos de proteção compatíveis.
A empresa afirma que essas ferramentas ajudam a reduzir custos, evitar falhas e melhorar a eficiência energética do projeto.
Aprovação mais rápida em distribuidoras
Com funcionalidades específicas para gerar documentos exigidos por concessionárias e órgãos reguladores, o software também facilita a aprovação de projetos de centrais geradoras e de minigeração. Ele gera relatórios de ajustes de relés, curvas de disparo de proteções, cálculos de curto-circuito e outros memoriais técnicos essenciais, tudo de forma padronizada e personalizada.
Software completo
Além do foco em energias renováveis, a Linha Ampère também oferece recursos amplos para:
- Cálculos de Arc Flash e curto-circuito; Seletividade; Dimensionamento de proteções, cabos e bancos de capacitores; Análise térmica, harmônicos e saturação de transformadores;
- Geração de diagramas elétricos e layouts de quadros; Importação e exportação para Revit e emissão de relatórios técnicos completos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.