O armazenamento de energia em baterias é hoje uma das tecnologias mais estratégicas para viabilizar a transição energética e ampliar a eficiência de projetos de geração e consumo. Essa é a avaliação da fabricante Livoltek.
Atenta a esse cenário, a empresa expandiu seu portfólio no Brasil com o lançamento do BESS-P125X261E/U, além da nova linha de inversores híbridos para mercado residencial e comercial, apresentados na Intersolar South America 2025.
Com 125 kW de potência nominal e 261,2 kWh de capacidade de armazenamento energia, a solução all-in-one integra baterias LFP de 314 Ah e resfriamento líquido de alta performance, PCS, iEMS e BMS em um único sistema.
De acordo com a Livoltek, a solução é compacta, escalável e segura, atendendo aplicações on-grid e off-grid, oferecendo energia de emergência, redução da demanda centralizada e consumo no horário de ponta.
Ainda segundo a fabricante, com mais de 8.000 ciclos de vida útil e proteção avançada em múltiplas camadas, a solução é ideal para indústrias, utilities, complexos comerciais e até mesmo aplicações de mobilidade elétrica em eletropostos e centros logísticos que buscam eficiência e confiabilidade.
Segundo Mateus Gomes, diretor de Soluções da Livoltek, o lançamento reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções completas para diferentes perfis de clientes.
“O BESS-P125X261E/U foi desenvolvido para atender aplicações de alta demanda energética, com foco não apenas em mobilidade elétrica, mas também em integração com fontes renováveis, gerenciamento de energia e autonomia para empresas e utilities. Ele combina resiliência, flexibilidade e segurança, permitindo desde recargas rápidas para frotas até soluções de back-up e redução de custos em ambientes on-grid e off-grid”, afirmou.
Ainda de acordo com Gomes, o sistema oferece recursos de gerenciamento de demanda, peakshaving (corte de pico) e autonomia energética, possibilitando economia, maior disponibilidade e confiabilidade.
“O diferencial da nossa solução está na integração com os carregadores veiculares e inversores híbridos da Livoltek, criando um ecossistema completo e otimizado. Essa sinergia permite estabilizar a operação, reduzir custos com energia e oferecer alternativas de back-up em situações críticas”, complementou Gomes.
A Livoltek ainda destacou que o BESS-P125X261E/U conta com proteção contra incêndio por aerossol, monitoramento multinível de segurança das células, grau de proteção IP67 para módulos de bateria e IP55 para o sistema completo, além de suportar instalação em altitudes de até 4 mil metros.
Além da apresentação do BESS, a Livoltek apresentou sua nova linha de inversores híbridos, disponível em versões monofásicas e trifásicas. De acordo com a fabricante, os inversores foram desenvolvidos para oferecer soluções completas de armazenamento e gerenciamento de energia em residências, comércios e aplicações de maior porte.
Os modelos monofásicos incluem opções em 127 V (HP1-1K5/3K L2) e em 220 V (HP1-7K5 S2M), enquanto a linha trifásica oferece versões em 220 V (HP1-8/10/12/15 kW) e em 380 V (HP3-15K/20K/25K/30K M2), cobrindo diferentes cenários de aplicação.
“Com correntes de carga e descarga de até 290A, suporte a sobredimensionamento FV de 200%, operação paralela de até 10 unidades e compatibilidade com diversos sistemas de baterias, os inversores garantem flexibilidade e escalabilidade”, ressaltou Gomes.
“Entre os principais diferenciais estão a transição rápida UPS (<10 ms), capacidade de suportar 200% de sobrecarga por 10 segundos, grau de proteção IP66, integração com geradores a diesel e possibilidade de retrofit em sistemas FV já existentes”, acrescentou.
“Com design amigável, tela LCD touch colorida e programação inteligente de até 6 janelas de carga/descarga, os inversores híbridos da Livoltek oferecem segurança, eficiência e inteligência para maximizar o autoconsumo e reduzir custos com energia”, concluiu Gomes.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.