Luto no setor solar: morre Marcelo Villalva, coordenador do LESF da Unicamp

Docente deixa um grande legado para todos os profissionais, com inúmeros trabalhos e estudos desenvolvidos
Marcelo Villalva, coordenador do LESF da Unicamp, morre aos 44 anos
Marcelo Gradella Villalva, especialista em sistemas fotovoltaicos e coordenador do LESF. Foto: Reprodução

O setor de energia solar está em luto! Marcelo Gradella Villalva, especialista em sistemas fotovoltaicos e coordenador do LESF (Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), faleceu nesta quinta-feira (20), aos 44 anos. 

O professor deixa um grande legado para todos os profissionais do setor, com inúmeros trabalhos prestados em prol do desenvolvimento, do fomento e dos estudos sobre a tecnologia. O corpo do docente foi velado, na manhã desta sexta-feira (21), no Cemitério Parque Nossa Senhora Conceição, em Campinas (SP). 

Ao longo de sua trajetória de vida, Marcelo sempre foi muito dedicado aos estudos. Em 1993, ainda no ensino médio, ingressou no Cotuca (Colégio Técnico da Unicamp). Quatro anos mais tarde, em 1997, iniciou o curso de graduação em Engenharia Elétrica na própria universidade campineira. Aos 33 anos, já era um profissional formado com doutorado e mestrado em seu currículo.  

Em sua trajetória, Marcelo publicou e apresentou centenas de trabalhos científicos em periódicos, conferências e capítulos de livros. O profissional também foi responsável pela criação do LESF, onde orientou pesquisas e ajudou mais de 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação. 

Ao todo, seus trabalhos foram responsáveis por captar milhões de reais em recursos para a universidade. Em vida, Marcelo deixa os pais, esposa e filhos. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

9 respostas

  1. Amigo Marcelo V.

    Você não só deixou um legado institucional como sua marca que sempre foi um olhar atencioso para todas as perguntas, por mais simples que fossem e sinto muito e sempre será muito bem lembrado por todos aqueles que o conheceu.
    Ao responder minhas perguntas sempre começava se desculpando não se era só comigo mas também sou assim é uma característica de pessoas especiais digo ANJOS

    Geraldo Camargo Julho2023

  2. Nossa…! Lamentável e grande perda para o Brasil e para o setor de educação (especialmente na região de Campinas / SP). Profissional de vasta experiência (sempre acompanhava suas pesquisas e matérias do setor solar) educador e pesquisador atuante nas áreas de energia, solar e sustentabilidade brasileira. Meus sinceros sentimentos a todos familiares.

  3. Conheci este pesquisador a poucos dias em uma palestra dele lá BYD. Muito simpático e demonstrou muito conhecimento em painéis solares. Nem acredito no que estou lendo! Sentimentos a toda família e amigos enlutados!

  4. Meus sentimentos, aprendi muito com ele. Que siga sua vida em paz e luz no plano Espiritual. Que Deus conforte a família e amigos.

    1. Muito triste perder um Ser humano como o professor Marcelo Villalva, além de muito competente profissionalmente, uma pessoa muito humana que estava sempre disposta a ajudar. Muito triste, Deus conforte a família, familiares e os amigos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal