19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Manaus inaugura usina com 4,96 mil painéis solares da região Norte

Planta possui 2,55 MWp de potência instalada, sendo formado por oito inversores e 4.960 módulos fotovoltaicos

Autor: 3 de fevereiro de 2023Brasil
4 minutos de leitura

O município de Manaus (AM) inaugurou, nesta quinta-feira (2), uma nova usina de energia solar da região Norte do Brasil, na modalidade de micro e minigeração distribuída. 

Ao todo, a estrutura vai gerar 3,7 GWh por ano e evitar a emissão de 2,6 toneladas de CO2 por ano – o equivalente a poluição anual de 560 automóveis particulares e um efeito semelhante ao do plantio de 43 mil árvores. 

A usina fotovoltaica ocupa uma área de 20 mil metros quadrados no ramal da Fazenda da Esperança, às margens da BR-174 – rodovia conhecida por interligar os estados brasileiros de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima à Venezuela. 

A planta possui 2,55 MWp de potência instalada, sendo formado por oito inversores e 4.960 módulos fotovoltaicos. A empresa Expertise Energia, com sede em Manaus, foi a responsável pela implementação da usina. 

Parceria

A usina fotovoltaica é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, concessionária que faz parte do grupo Aegea, e a Brasol, empresa do grupo Siemen provedora de soluções em energia solar. 

A parceria entre a Aegea e a Brasol vem se consolidando nos últimos dois anos e já são nove usinas construídas no país, nos estados do Mato Grosso e agora no Amazonas, além projetos em implementação no Rio de Janeiro.

“A parceria com a Brasol é muito importante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Aegea”, diz Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.

“Atualmente, 94% da energia consumida em nossas unidades é de fontes renováveis. Recentemente assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”, acrescenta.

Para o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge, estar ao lado da Aegea é um marco importante para a atuação da empresa. “Estamos felizes com a construção de uma rede de parceiros, contribuindo para o cumprimento de metas e adoção de práticas sustentáveis das operações de grandes empresas no Brasil e no mundo”, afirma.

“É uma usina referência em energia solar e uma das maiores de Manaus, com capacidade de atender às necessidades de consumo de energia das unidades locais”, completa.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, reforça o compromisso da empresa em buscar opções sustentáveis para sua operação. “Contribuir com as metas de sustentabilidade da companhia através dos pilares de Eficiência e Tecnologia é realmente motivo de orgulho. Através desta parceria, mostramos nosso comprometimento com a Amazônia e o meio ambiente. Vamos passar a utilizar energia limpa na maior cidade da Amazônia. Isso é muito importante. Que possamos ser um incentivo para outros pares adotarem o compromisso de reduzir de emissões poluentes na atmosfera”, destaca.

Inicialmente, o projeto atenderá 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense – que assumiu no ano passado uma meta de reduzir drasticamente o seu consumo de energia até 2030.

A Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus) e a UGPM-Água (Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) vão acompanhar a operação.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.