Manaus inaugura usina com 4,96 mil painéis solares da região Norte

Planta possui 2,55 MWp de potência instalada, sendo formado por oito inversores e 4.960 módulos fotovoltaicos
Manaus inaugura maior usina de GD solar da região Norte do Brasil
Maior usina de energia solar da região Norte do Brasil. Foto: Antonio Pereira / Semcom

O município de Manaus (AM) inaugurou, nesta quinta-feira (2), uma nova usina de energia solar da região Norte do Brasil, na modalidade de micro e minigeração distribuída. 

Ao todo, a estrutura vai gerar 3,7 GWh por ano e evitar a emissão de 2,6 toneladas de CO2 por ano – o equivalente a poluição anual de 560 automóveis particulares e um efeito semelhante ao do plantio de 43 mil árvores. 

A usina fotovoltaica ocupa uma área de 20 mil metros quadrados no ramal da Fazenda da Esperança, às margens da BR-174 – rodovia conhecida por interligar os estados brasileiros de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima à Venezuela. 

A planta possui 2,55 MWp de potência instalada, sendo formado por oito inversores e 4.960 módulos fotovoltaicos. A empresa Expertise Energia, com sede em Manaus, foi a responsável pela implementação da usina. 

Parceria

A usina fotovoltaica é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, concessionária que faz parte do grupo Aegea, e a Brasol, empresa do grupo Siemen provedora de soluções em energia solar. 

A parceria entre a Aegea e a Brasol vem se consolidando nos últimos dois anos e já são nove usinas construídas no país, nos estados do Mato Grosso e agora no Amazonas, além projetos em implementação no Rio de Janeiro.

“A parceria com a Brasol é muito importante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Aegea”, diz Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.

“Atualmente, 94% da energia consumida em nossas unidades é de fontes renováveis. Recentemente assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”, acrescenta.

Para o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge, estar ao lado da Aegea é um marco importante para a atuação da empresa. “Estamos felizes com a construção de uma rede de parceiros, contribuindo para o cumprimento de metas e adoção de práticas sustentáveis das operações de grandes empresas no Brasil e no mundo”, afirma.

“É uma usina referência em energia solar e uma das maiores de Manaus, com capacidade de atender às necessidades de consumo de energia das unidades locais”, completa.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, reforça o compromisso da empresa em buscar opções sustentáveis para sua operação. “Contribuir com as metas de sustentabilidade da companhia através dos pilares de Eficiência e Tecnologia é realmente motivo de orgulho. Através desta parceria, mostramos nosso comprometimento com a Amazônia e o meio ambiente. Vamos passar a utilizar energia limpa na maior cidade da Amazônia. Isso é muito importante. Que possamos ser um incentivo para outros pares adotarem o compromisso de reduzir de emissões poluentes na atmosfera”, destaca.

Inicialmente, o projeto atenderá 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense – que assumiu no ano passado uma meta de reduzir drasticamente o seu consumo de energia até 2030.

A Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus) e a UGPM-Água (Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) vão acompanhar a operação.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal